Ceará Acontece: POLÍTICA - Uma Faceta Que Se Esconde

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

POLÍTICA - Uma Faceta Que Se Esconde


O Ex-Prefeito Municipal da gestão 1993/1997, pertencente ao PFL, Sr. Francisco Fontenele Viana, no período da sua campanha derrotou o Sr. Dário Campos Feijó, e fez ainda a Câmara dos Vereadores: cinco dos eleitos eram do seu partido e quatro da oposição; nesta última eleição tivemos o mesmo resultado - ganhou o candidato apoiado pelo Senhor Fontenele, tendo como opositor o Sr. Dário e elegendo a mesma quantidade de vereadores.
Após isso aconteceu um fato inusitado, o Sr. Fontenele "passou" para o lado da oposição levando consigo a sua companheira Maria da Conceição de Sousa, a vereadora mais votada de Martinópole.
Apareceram muitos boatos e fofocas dizendo que os vereadores haviam faltado à eleição alegando terem 15 dias para assumirem seus cargos. O presidente eleito da Câmara já se precavendo de uma possível mudança recorreu, por intermédio de um advogado, ao direito de exercerem o mandato de todos os que compunham a chapa eleita, de acordo com o registro feito na Ata da Seção de 1 ° de janeiro de 1997 e registrada no Livro Oficial da Câmara.
Foi feita então uma convocação dando um prazo de 24 horas para que os vereadores faltosos reassumissem as suas funções, a contar daquela data. A referida convocação foi acatada no prazo regulamentar, às 16 horas do dia 10 de janeiro de 1997.
Outra convocação foi feita para o dia 22/01/97 às 16h; a reunião transcorreu cheia de polêmica e protestos, as matérias do Executivo foram desaprovadas pelos vereadores do PSDB, juntamente com a vereadora Maria da Conceição (PFL).
A confusão aumentou na seção de 01/02/97 os mesmos vereadores oposicionistas da seção anterior apresentaram um documento do Desembargador do Tribunal de Fortaleza que sustava a liminar do Juiz de Direito de Granja quanto à formação da mesa. O tumulto tomou de conta da Câmara tendo o presidente que finalizar a sessão. Mas os opositores se negaram a sair do recinto alegando que iriam realizar uma eleição para composição da nova mesa, tendo como o resultado a seguinte formação:
Presidente - Vereadora Maria da Conceição de Sousa; Vice-Presidente - Vereadora Francisca Vasconcelos Pessoa; 1 ° Secretário - Vereador José Roberto Gomes Frota;
2° Secretário - Vereador Edivaldo Félix de Carvalho; Tesoureiro - Vereador Francisco Alves Pereira.
Esta eleição foi registrada em um livro particular do próprio grupo, pois o livro oficial se encontrava em poder do outro presidente. 

Fonte: Um breve histórico da cidade de Martinópole, professor Adauto Monte.

Nenhum comentário: