Ceará Acontece: Ministério Publico cria canal direto para denuncias sobre desmontes nas prefeituras do Ceará.

sábado, 27 de outubro de 2012

Ministério Publico cria canal direto para denuncias sobre desmontes nas prefeituras do Ceará.


O Ministério Público do Estado do Ceará estabelece um canal direto com a população para receber denúncias sobre as práticas de desmontes nas prefeituras municipais. A partir de hoje (23), os interessados podem repassar as informações através do link “Desmonte nas Prefeituras - Denuncie”,localizado no canto direito do site www.mp.ce.gov.br. Basta preencher os campos em branco com nome, CPF, e-mail, endereço e telefone de contato. Há também a possibilidade de solicitar o anonimato no momento do preenchimento do formulário.

Todas as informações são enviadas diretamente para a Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap). A medida faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo MP, em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios. O objetivo é dar mais celeridade aos processos de combate a possíveis desmontes de prefeituras. Duas comissões, formadas por representantes do MPCE e do TCM, se reúnem semanalmente para traçar detalhes da operação conjunta. O primeiro encontro ocorreu no último dia 19.

As fiscalizações especiais de urgência iniciaram as investigações em seis municípios nas seguintes datas: entre os dias 22 e 24 estão sendo fiscalizadas as prefeituras de Coreaú, Jucás e Barroquinha. Em seguida, nos 24 a 26, serão investigadas as prefeituras de Ibiapina, Antonina do Norte e Granja. Dos 184 municípios cearenses, 142 constituem a chamada matriz de risco, em que os atuais gestores municipais ou não se reelegeram ou não conseguiram eleger seu sucessor.

A atuação das comissões tem início a partir do recebimento de denúncias dos promotores de Justiça e da população. Através de uma triagem, as comissões determinam o envio imediato de equipes do TCM para dar suporte ao processo. Ao ser confirmada a situação de desmonte, poderá ser aberto uma ação de improbidade administrativa, um pedido de afastamento do gestor ou até um procedimento de natureza criminal.


Nova sede da PROCAP

Outra novidade é a inauguração da sede da Procap. O prédio está localizado na rua Coronel Sólon, 495, no bairro José Bonifácio. A mudança ocorreu ontem (22) e oferece um melhor espaço físico para a acomodação de processos e o trabalho dos membros do MP. Além do procurador de Justiça Maurício Carneiro, a nova sede da Procap conta com a presença dos quatro promotores auxiliares e do suporte administrativo. Antes, a Procap estava instalada na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).

Segundo Maurício Carneiro, o novo prédio da Procap segue os padrões de acessibilidade e oferece melhores condições no atendimento às denúncias. Ao todo, são cinco salas, incluindo gabinetes dos promotores e espaço para audiências. 

Acesse o link de denúncias aqui

3 comentários:

José F de albuquerque disse...

Quero dá os parabens ao ministério do ceará por dá esta oportunidade, e espero que a população do ceará faça sua parte... que o Ceará seja exemplo para os demais Estados da Federação ...





















Anônimo disse...

Após passado este período de averiguação de desmonte, o MP poderia manter este telefone para que a populção tenha como oferecer denúncias de desmandos de prefeitos corruptos.
Depois que mandaram para a cadeia o Zé Dirceu, prefeito agora tem que pisar em ovos.
Manter o telefone para todo tipo de denúncia que envolva corrupção na administração pública.

Anônimo disse...

Ano que vem o MP vai entrar com mais ações contra prefeitos DERROTADOS.
Ora se vai...