Ceará Acontece: OUTUBRO ROSA: SAIBA COMO FAZER O AUTOEXAME E PREVINA-SE DO CÂNCER DE MAMA

terça-feira, 8 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA: SAIBA COMO FAZER O AUTOEXAME E PREVINA-SE DO CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma doença que, apesar de ter 95% de chances de cura quando diagnosticada precocemente, ainda mata muitas pessoas no Brasil e no mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que em 2012 foram 52.680 mil pessoas - entre homens e mulheres. Um número realmente alarmante!

Na tentativa de reverter esse quadro, diversos países aderem ao movimento Outubro Rosa. Trata-se de um período de conscientização que visa alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção. Por isso, não estranhe se você se deparar com algum monumento da sua cidade recebendo uma iluminação cor-de-rosa: o objetivo é não esquecer o assunto pelo menos durante o mês de outubro!

Para aderir, incorpore ao seu visual um pequeno laço rosa (você também pode alterar seu avatar das redes sociais e ajudar ainda mais na divulgação). Ao explicar o significado desse simples gesto a uma amiga ou conhecida, você estará contribuindo para uma grande mudança que pode salvar vidas!
Como prevenir o câncer de mama
Além de visitar um ginecologista com frequência (pelo menos uma vez por ano), é muito importante fazer o autoexame. Vale lembrar que o Inca não estimula o autoexame das mamas como método único de prevenção, pois só um médico pode afirmar com autoridade uma possível anormalidade.

De acordo com o instituto, ao apalpar os próprios seios a mulher está incluindo em sua rotina uma ação de educação para a saúde que inclui o conhecimento do próprio corpo e de atenção total no caso de alterações suspeitas. Um verdadeiro gesto de amor à vida!

Veja como fazer o autoexame das mamas no infográfico a seguir:


Nenhum comentário: