Ceará Acontece: SEGUNDO TURNO COMEÇA DIFERENTE PARA O PT

sábado, 11 de outubro de 2014

SEGUNDO TURNO COMEÇA DIFERENTE PARA O PT

As quatro últimas eleições presidenciais brasileiras foram para o segundo turno. O PT venceu as três já realizadas. Mas o segundo turno deste ano começa diferente.
Desde 2002, os petistas – tanto Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002 e 2006, quanto Dilma Rousseff, em 2010 – sempre saíram na frente nas primeiras pesquisas do segundo turno. Agora, a rigor, Dilma não está atrás. A situação é de empate técnico tanto no Datafolha quanto no Ibope. Mas essa própria situação é inédita.
No primeiro Datafolha do segundo turno de 2002, Lula tinha 64% dos votos válidos e José Serra (PSDB) alcançava 36%. Em 2006, muito mais equilíbrio, mas ainda assim vantagem petista: Lula 54% contra 46% de Geraldo Alckmin (PSDB). Esse mesmo placar se repetia em 2010, com Dilma com 54% e Serra, 46%. Dessa vez, há inédito empate técnico no início do segundo turno, com a particularidade de, numericamente, o candidato tucano estar à frente: Aécio Neves 51%, Dilma 49%.
Embora essa diferença de dois pontos percentuais não seja estatisticamente relevante. De qualquer forma, nunca houve segundo turno no qual as pesquisas apresentassem perspectiva tão indefinida sobre quem será o próximo presidente.

Da Coluna Política, no O POVO deste sábado (11), pelo jornalista Érico Firmo:


Nenhum comentário: