Ceará Acontece: BANCÁRIOS VÃO ENTRAR EM GREVE A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

BANCÁRIOS VÃO ENTRAR EM GREVE A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA



Bancários de todo o país decidiram entrar em greve amanhã, 6 de outubro, de acordo com o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A informação é da Agência Brasil.
O Sindicato dos Bancários no Ceará realiza Assembleia nesta segunda-feira, dia 5, às 19 horas, na sede do sindicato (Rua 24 de Maio, 1289, Centro) para organizar a adesão à greve nacional da categoria marcada para amanhã. A paralisação vai afetar as sedes dos bancos e as agências, mas os caixas eletrônicos devem permanecer em funcionamento. Na noite da ultima quinta-feira, foram feitas assembleias em várias cidades do país, e a greve foi confirmada.
Conforme informações enviadas a nossa produção, Camocim, Granja, Uruoca e Massapê, as agencias do BB estavam lotadas nesta segunda-feira.
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu 5,5% de reajuste para salários e vales. A proposta inclui abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário.
Porém, os bancários querem reajuste salarial de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.
Atenção: não há desculpa para deixar de pagar contas
A greve dos bancários não pode ser desculpa para deixar de pagar as contas em dia.
Os clientes devem contatar os fornecedores de produtos e serviços para buscar outras formas de pagamento para os boletos de aluguel, condomínio, luz, telefone e fatura de cartão de crédito.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente deve se comunicar com o fornecedor para obter a segunda via do documento utilizando a Internet, fax ou e-mail. Senão, corre o risco de ter de arcar com multas decorrentes da falta da quitação da dívida.
Uma alternativa é recorrer aos correspondentes bancários ou agências lotéricas. Nelas, é possível pagar contas de concessionárias públicas, como luz, água e telefone, vencidas ou não.
Outras possibilidades
Caixas eletrônicos: são úteis para a realização de pagamentos em geral e transferências de recursos.
Mobile banking: é preciso baixar o aplicativo da instituição no celular ou no tablet, a partir do site do banco ou de lojas virtuais. O serviço disponível varia conforme o banco e o relacionamento com o cliente, mas, em geral, permite consultar saldos, extratos e contas de investimentos e pagar títulos via débito direto autorizado.
Por telefone: o cliente pode consultar saldo e fatura do cartão de crédito e pagar contas essenciais (água, luz, telefone, gás), imposto e taxas.
Internet banking: clientes podem fazer consultas de saldo, extratos e investimentos, pagamentos de contas, transferências, solicitação de talão de cheques, pedido de empréstimos e recarga de celular.
Correspondentes bancários: estão espalhados em todo o país em supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial.
Salários e benefícios: caso a agência do cliente esteja fechada, ele pode se dirigir a casas lotéricas e postos dos Correios.

Nenhum comentário: