Ceará Acontece: SENADOR SÁ E MAIS DEZESSETE MUNICÍPIOS, TIRARAM NOTA ZERO EM TRANSPARÊNCIA NO RANKING DO MPF NO ESTADO

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

SENADOR SÁ E MAIS DEZESSETE MUNICÍPIOS, TIRARAM NOTA ZERO EM TRANSPARÊNCIA NO RANKING DO MPF NO ESTADO

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta quarta-feira, 9,  Ranking Nacional dos Portais da Transparência. Segundo os dados do MPF, a capital Fortaleza obteve a primeira colocação no Estado, ao atingir nota 8. Em seguida aparecem Acopiara (7,6), Guaramiranga (7,4), Apuiarés (7,4), Aurora (7,3), Granja (6,7), Uruoca (7,1), Camocim (5,40), Jijoca de Jericoacoara (5,20), Barroquinha (4,10), Martinópole (3,90), Chaval (3,70) e Moraújo (2,90). Dezoito municípios, entre eles Acaraú, Coreaú e Senador Sá, tiraram nota zero no Estado.

Segundo o Ministério Público Federal, o levantamento foi feito entre os dias 08/09/2015 e 09/10/2015 nos 5.568 municípios e 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

Etapas

Além da divulgação do ranking nacional e os 27 rankings estaduais, foi anunciado o balanço das recomendações expedidas para que os gestores sanem irregularidades no prazo de 120 dias. Foram, ao todo, mais de 5 mil recomendações.

Após esse prazo, será feita uma nova avaliação nacional, envolvendo todas as unidades do MPF, no período de 11 de abril a 9 de maio de 2016. Caso as irregularidades persistam, ações civis públicas serão ajuizadas simultaneamente em junho. Os dados do ranking do Ceará podem ser acessados aqui

Saiba mais acessando aqui.

Com informações via Folha Granjense
Reprodução da imagem: ceara agora




Nenhum comentário: