Ceará Acontece: DEPOIS DE MARTINÓPOLE E SOBRAL CHOVE GRANIZO EM NOVA OLINDA, NO CARIRI CEARENSE.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

DEPOIS DE MARTINÓPOLE E SOBRAL CHOVE GRANIZO EM NOVA OLINDA, NO CARIRI CEARENSE.


A chuva de 12 mm que banhou Nova Olinda, na noite dessa terça-feira, 10, também provocou queda de granizo em dois pontos da cidade. Moradores registraram o momento em que os pequenos cristais de gelo caíram no vilarejo Triunfo e no bairro Vila Alta.


O observador de medição de chuva da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na cidade, Tarcísio Duarte, conta que a chuva de 12 mm começou às 18 horas. "Foi pouca coisa, questão de 20 minutos. Não teve granizo aqui no centro da cidade, mas, onde teve, a repercussão nas redes sociais foi grande", disse em entrevista ao O POVO Online.

A linha de instabilidade, fortalecida por dois fenômenos meteorológicos que atuam no Estado, foi a responsável pela queda de granizo em Nova Olinda. A chuva com cristais de gelo já havia sido registrada nos municípios de Sobral e Martinópole, na última semana. (Aqui)

Essas chuvas são ocasionadas pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que provoca linhas de instabilidade em todos os municípios cearenses. Em paralelo, colabora para a formação das precipitações o chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que atua no Litoral Leste do Nordeste e favorece a chuva em regiões mais centrais do Ceará.

"Esses dois sistemas meteorológicos permitem o desenvolvimento acentuados de algumas nuvens de chuvas. Em algumas, aparecem cristais de gelos e gotas de água super frias", explica o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.


Os cristais de gelo nas nuvens de chuva podem, ocasionalmente, cair na forma de pedras de gelo que derretem na queda. "São cristais pequenos, também fica difícil eles crescerem muito. As chuvas podem continuar nos próximos dois dias, mas a tendência é que diminuam no fim de semana", afirma Fritz.

A confirmação de granizo é relatada à Funceme pelos observadores de medição de chuva espalhados no Estado. Às vezes, os observadores não presenciam o fenômeno porque esses cristais de gelo ficam localizados em certos distritos ou bairros.

Ceará

Choveu em 43* municípios cearenses entre as 7 horas dessa terça-feira, 10, e as 7 horas desta quarta-feira, 11. O maior registro foi o de Ipueiras, em que o volume de chuva atingiu 101 mm, de acordo com a Funceme.

Em seguida, os maiores registros foram em Quixeré (28.8 mm), Catunda (27 mm), Itaitinga (22 mm), Morada Nova (20.6 mm), Quixeré (20.2 mm), Pentecoste (20 mm) e Maranguape ( 19.2 mm).
                                                                         Martinópole-CE

Em Martinópole começou chover ainda na madrugada desta terça para quarta. Durante o dia todo aquela chuvinha fina, provavelmente continue até o inicio da noite, pois o tempo continua bastante nublado.
Com O POVO Online / Funceme

Nenhum comentário: