Ceará Acontece: ÚLTIMO DIA PARA PREFEITURAS ENVIAR CONTAS DE 2016 ÀS CÂMARAS

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

ÚLTIMO DIA PARA PREFEITURAS ENVIAR CONTAS DE 2016 ÀS CÂMARAS

No mesmo prazo gestores precisam encaminhar ao TCM relatórios sobre a transição de governo.


Prefeituras devem enviar às Câmaras Municipais até hoje (31/01) as prestações de contas de governo de 2016. A data também é o último dia para que prefeitos e presidentes de Câmara eleitos encaminhem ao TCM os relatórios elaborados pelas Comissões de Transição de Governo, exigido pela instrução normativa 01/2016.

As contas de governo devem ficar durante sessenta dias nas Câmaras à disposição de qualquer pessoa e, decorrido esse prazo, serem, até o dia 10 de abril, enviadas pelo chefe do Legislativo ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para que este emita parecer. Conforme explica o presidente do TCM, conselheiro Domingos Filho, as contas de governo “devem apresentar a situação financeira e patrimonial do município, cumprimento dos limites legais e constitucionais relativos à educação, saúde, gastos com pessoal e o regime previdenciário, dentre outros aspectos”.

A diretora de Fiscalização do Tribunal, Telma Escóssio, ressalta que “existe uma peculiaridade: 2016 foi o último ano de mandato, fechando um ciclo de gestão, e os prefeitos têm algumas obrigações específicas a serem cumpridas, que são estabelecidas na LRF”, lembra.

Caso não recebam as contas no prazo as Câmaras devem tomar as medidas cabíveis instaurando os procedimentos e apurando a responsabilidades, visto ser essa uma obrigação constitucional (Art. 31 § 3º, da CF) combinada com prescrição da LRF (Art. 49).

Com TCMCE

Nenhum comentário: