Ceará Acontece: JIJOCA DE JERICOACOARA: LINDBERGH MARTINS E EUNÍCIO OLIVEIRA DISCUTEM INCLUSÃO DE MUNICÍPIO PARA ADMINISTRAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

JIJOCA DE JERICOACOARA: LINDBERGH MARTINS E EUNÍCIO OLIVEIRA DISCUTEM INCLUSÃO DE MUNICÍPIO PARA ADMINISTRAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.

Foto: divulgação / reprodução Facebook
O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu na tarde desta quarta-feira (16), o prefeito da cidade de Jijoca de Jericioacoara, Lindbergh Martins. Na oportunidade, o gestor pediu apoio do senador cearense junto ao ministério do Meio Ambiente no sentido integrar o município a possível Parceria Público Privada (PPP) a ser selecionada para administração do Parque Nacional de Jericoacora, localizado na região.
Desde 2014 o Governo Federal tem manifestado interesse em conceder a administração das unidades de conservação aos cuidados de uma empresa particular por meio de uma PPP.

Com a parceria com o município, conforme argumentou Lindbergh, as famílias locais que vivem das diversas atividades relacionadas ao turismo na localidade, não seriam prejudicadas.

“Há essa possibilidade de fechamento do Parque através da concessão. E essa concessão poderia vir a prejudicar algumas atividades desempenhadas pelos nativos, como é caso do transporte de turistas. Nossa luta é que o nativo jamais seja excluído desse processo”, defendeu.

O prefeito informou que ainda hoje (quarta) representantes do gabinete do senador Eunício e o gestor estarão no ministério do Meio Ambiente para tratar do assunto. “O próximo passo é realizar audiências públicas com a participação dos órgãos responsáveis e a população local para que eles estejam conscientes de tudo o que está acontecendo”, acrescentou.

Durante a reunião, o presidente do senado garantiu que buscará junto ao ministério do Meio Ambiente apoio para a inclusão do município como parceiro da PPP. Eunício considera inaceitável que o município seja excluído desse processo. “É inadmissível que o Parque venha a ser utilizado por terceiros, que esses terceiros sejam beneficiados, e os nativos sejam excluídos. O município tem condições de fazer a parceria. De dar a contrapartida que eles querem”, defendeu.
Ascom / Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara



Nenhum comentário: