Ceará Acontece: GOVERNO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 50 MUNICÍPIOS CEARENSES

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

GOVERNO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 50 MUNICÍPIOS CEARENSES

 ( Foto: José Leomar )
O Governo do Estado do Ceará decretou situação de emergência em 50 municípios cearenses. A informação, que foi publicada nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial do Estado, é de que a irregularidade das chuvas e as elevadas temperaturas vêm comprometendo o armazenamento de água, além de causar problemas sérios de abastecimentos nesses locais. Na lista, constam cidades como Aiuaba, Banabuiú, Granja, Jaguaretama e outras.

Agora, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil deverá ser acionado, no âmbito do Estado, para prestar apoio complementar às cidades atingidas. Além disso, a decisão é uma forma de o Estado abrir margem para receber repasses do Governo Federal.

Para obter apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, os municípios devem apresentar um Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise técnica, se aprovado, o Ministério da Integração define as ações que serão disponibilizadas.

Reconhecimentos vigentes

O Ceará já possui 55 municípios com estado de emergência declarado em relação à seca. Destes, as cidades de Milhã e Cariús são as que estão com períodos vigentes perto do fim, mas devem ser renovados com o novo decreto.

Atualmente, o estado brasileiro com o maior número de municípios nesta situação é a Bahia, que já acumula 229 cidades em estado de emergência.
Com DN/Zona Norte




Nenhum comentário: