Ceará Acontece: CEARÁ DEVE TER CHUVAS EM TODAS AS REGIÕES ATÉ SEXTA-FEIRA, PREVÊ FUNCEME

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

CEARÁ DEVE TER CHUVAS EM TODAS AS REGIÕES ATÉ SEXTA-FEIRA, PREVÊ FUNCEME

O acumulado em fevereiro é  de  322 mm em Martinópole
O Ceará deve continuar recebendo chuvas em todas as regiões até, pelo menos, sexta-feira (23), conforme previsão divulgada nesta quarta (21) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Municípios de todo o estado devem ter dias nublados nesse período. Em Fortaleza, a temperatura não deve passar dos 30º, conforme a Funceme.

Nesta quarta-feira, houve chuvas de até 98 milímetros em 96 municípios do estado. As precipitações mais fortes ocorreram em Iracema (98 milímetros), Várzea Alegre (55), Aurora (42,5), Meruoca, Granjeiro (42), Pires Ferreira (42) e Cariús (38).

Chuvas de fevereiro

A média de chuvas para o mês de fevereiro no Ceará já foi ultrapassada. Conforme dados ainda preliminares, até esta terça-feira (20), o volume observado é de 157 milímetros, 32% acima da média histórica para todo o mês.

O Litoral Norte é a macrorregião com a maior média até agora. A média no território é de 258 mm, ou seja, 60% acima do volume normal, que é de 161,2 mm. Além disso, as cinco maiores médias por município são da macrorregião: Granja (371.1 mm), Moraújo (365 mm), Chaval (326 mm), Martinópole (322 mm) e Barroquinha (320,4 mm).

"O Litoral Norte ocupa uma posição um pouco mais privilegiada em relação às demais regiões por estar mais ao norte do estado (menores latitudes, menor distância da Linha do Equador) tendendo, em geral, a receber mais precipitações a partir da ZCIT quando ela se aproxima, pelo oceano, do Ceará", explica Fritz.

Outra região em destaque é o Cariri. A área também registra, até agora, volume mensal acima da média histórica. Com 203,2 mm, as chuvas no Cariri estão 21,8% acima do esperado.

"O posicionamento mais favorável, mais ao sul do equador, da ZCIT, durante alguns dias deste mês facilitou a formação de sistemas convectivos (de chuva) sobre o Cariri", diz o meteorologista.
Com G1


Nenhum comentário: