Ceará Acontece: Falta de sinalização em frente à EEEP Professor Emmanuel coloca vida de alunos em risco na cidade de Granja

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Falta de sinalização em frente à EEEP Professor Emmanuel coloca vida de alunos em risco na cidade de Granja


A falta de sinalização em frente a EEEP Professor Emmanuel Oliveira de Arruda Coelho, localizada as margens da CE-085, na cidade de Granja, tem colocado vida de alunos em risco - (imagem: Wilker Soares /Blog Acontece)
A falta de sinalização em frente a EEEP Professor Emmanuel Oliveira de Arruda Coelho, localizada as margens da CE-085, na cidade de Granja, tem colocado vida de alunos em risco. O problema oferece riscos para os estudantes que precisam atravessar ou embarcar nas vans escolares sem qualquer proteção.

Moradores do entorno da instituição, pais e alunos, clamam por sinalização de trânsito na frente da EEEP Professor Emmanuel Oliveira, na CE-085, já que carros e motocicletas trafegam em alta velocidade pelo local, colocando a vida dos estudantes em risco.
Condutores não dão preferencial para os pedestres que necessitam atravessar a CE. – (imagem: Wilker Soares /Blog Acontece)

Segundo pais de alunos, é necessário prestar atenção para que um acidente não aconteça. No local existem vagas para embarque e desembarque, porem alguns motoristas estaciona no outro da CE, no acostamento. Não existem faixas de pedestre para auxiliar a travessia, nem mesmo placas de sinalização.

Nossa produção entrou em contato com a Secretaria de Planejamento do Estado do Ceará, para saber se há algum projeto para sinalização da via, como placas, lombadas e faixas de pedestres, assim como a implantação de vagas exclusivas para escolares. Falamos com uma pessoa que se identificou como Mirian, a mesma repassou a ligação para o Setor de Planejamento do DER, mas não foi possível completar a chamada. Tentamos novamente contato, mas a linha estava ocupada.
É necessário prestar atenção para que um acidente não aconteça – (imagem: Wilker Soares /Blog Acontece)

Nossa produção constatou que no local faltam placas de sinalização, faixa de pedestres e redutores de velocidade na proximidade da referida escola. Durante nossa gravação, professores, funcionários e alunos são obrigados aguardar na travessia da rodovia, que em muitos casos atravessam correndo para desviar dos carros. O trânsito no local é intenso e a velocidade dos carros é alta, mesmo em frente à escola. Os alunos atravessam em grupos.
Veículos trafegam em alta velocidade na avenida, mesmo no horário de saída dos alunos – (imagem: Wilker Soares /Blog Acontece)

Inaugurada no dia 17 de dezembro de 2014, a EEEP Professor Emmanuel Oliveira de Arruda Coelho, localizada as margens da CE-085, na cidade de Granja, nunca recebeu se quer uma placa que indica travessia de estudantes. Veja mais imagens no vídeo:

Importante saber

Esse problema até poderia ser minimizado se um projeto de lei aprovado no Congresso Nacional não tivesse sido vetado pela ex-presidente Dilma Rousseff. A proposta previa que as faixas fossem obrigatórias perto de instituições de ensino. Mas a então presidente alegou que a medida “impõe gastos ao poder local”, destacando ainda que cabe aos municípios legislarem sobre o trânsito.




Nenhum comentário: