Ceará Acontece: Izolda Cela coordena 11ª reunião do Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico de Sobral

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Izolda Cela coordena 11ª reunião do Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico de Sobral


Nesta quarta-feira (7), a governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, e o prefeito Ivo Gomes coordenaram a 11ª reunião do Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico de Sobral.

O encontro realizado na sede da prefeitura do município contou com a presença do titular da pasta da Segurança Pública do Estado, André Costa, do secretário adjunto de Justiça, Sandro Camilo, do juiz Francisco Anastácio Cavalcante Neto, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sobral, dos comandantes da Unidade Integrada de Segurança e da Área Integrada de Segurança (AIS14), representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, da Perícia Forense, Polícia Civil e Rodoviária Federal, além de secretários municipais.

“Tivemos uma reunião muito produtiva neste Comitê, pois aqui é apresentado uma dinâmica importante como força para a melhoria dos serviços prestados a população no que diz a segurança pública. O Comitê é composto por órgãos da segurança e justiça local e também estadual. E com a coordenação do prefeito, ele chama para si a responsabilidade de dinamizar e coordenar dentro de suas competências e tarefas específicas de realizar as ações, torna essa ação de maneira sistêmica e muito construtiva”, destacou Izolda Cela.

Dentre os assuntos tratados na reunião, foram analisados e discutidos os homicídios dos meses de setembro e outubro em Sobral e a redução dos homicídios de adolescentes nos territórios do Ceará Pacífico no município. Também foram apresentadas as melhorias urbanas no primeiro território do Pacto e a criação de um grupo de trabalho sobre poluição sonora. Além disso, outros temas referentes a Justiça e Segurança foram debatidos.

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o diálogo entre o Estado e a Prefeitura nesse processo é fundamental. “Esse é um caminho que precisa ser trilhado, e essas reuniões são fundamentais. A polícia tem um papel importantíssimo na melhoria dos índices de violência, mas ela precisa ter o suporte de outras acoes, que constitucionalmente estão a cargo da prefeitura, e assim pudemos ver varias ações que a prefeitura tem feito na área da urbanização, a construção de espaços que até então eram desorganizados e passam a ser utilizados pela população, também a área de prevenção social na questão da educação de Sobral que é destaque, esse acompanhamento junto ao jovem, além disso a discussão que temos aqui com o Ministério Público, Poder Judiciário, Prefeitura e SSPDS em uma discussão aberta e todos entendendo que podem fazer melhor e esse diálogo é fundamental, levando Sobral a índices de redução acima da média do Ceará e isso é fruto dessa pactuação”, reforça André Costa.

O Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico foi criado para debater e planejar políticas intersetoriais entre os órgãos de Segurança do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública do Ceará e suas vinculadas, Secretarias do município, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e Gabinete da Vice-governadoria.

No encontro, realizado mensalmente, são analisados os dados de segurança no município de Sobral e realizado o planejamento de ações intersetoriais entre os órgãos presentes. Também nas reuniões são apresentadas ações exitosas realizadas, em parceria entre os setores.

A governadora em exercício, Izolda Cela, avaliou como positiva a reunião para aperfeiçoar os serviços de segurança pública oferecidos à população.

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o diálogo entre o Estado e a Prefeitura nesse processo é fundamental.

Fonte: Ascom/Governo do Estado do Ceará




Nenhum comentário: