Ceará Acontece: Elias do Sargento é eleito prefeito de Jaguaruana em eleição suplementar neste domingo (7)

domingo, 7 de novembro de 2021

Elias do Sargento é eleito prefeito de Jaguaruana em eleição suplementar neste domingo (7)

 

Elias do Sargento é eleito e se efetiva no cargo de prefeito de Jaguaruana(foto: Reprodução/Instagram)


O atual prefeito temporário, Elias do Sargento (PC do B) foi eleito prefeito de Jaguaruana, com 51,64% dos votos válidos, em eleição suplementar realizada neste domingo (7). O agora prefeito eleito era presidente da Câmara de Vereadores do município, quando foi convocado a assumir o posto mais importante da cidade.

 

Naldo Quirino (PP) foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Elias. Roberto da Viúva (PDT) com 48,36% dos votos. O novo pleito ocorreu porque a chapa vencedora em 2020 foi indeferida pela Justiça Eleitoral.

 

A eleição no município foi alvo de racha entre aliados importantes do governador Camilo Santana (PT), O deputado federal José Guimarães (PT) se envolveu diretamente na campanha de Elias, gravando até vídeo declarando apoio. O material foi ostensivamente divulgado nas redes sociais nas últimas semanas. Outro que se envolveu na disputa foi o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz (PT).

 

O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), aliado de Camilo e do senador Cid Gomes (PDT) defendeu a chapa de Roberto da Viúva. Ele se envolveu pois parte de sua base eleitoral está no município. O parlamentar caminhou pelas ruas e abordou eleitores para conquistar votos.

 

Com a vitória deste domingo, o PC do B chega a três prefeituras sob sua gestão no Ceará. A agremiação tem ainda os prefeitos Chico Abreu, em São Luís do Curu, e Robério Rufino, em Ipu.

 

Um cargo comissionado da então vice-prefeita eleita Flávia Façanha (PSB) foi a causa da cassação da chapa. Venceu o entendimento de que ela não se desligou totalmente da função três meses antes das eleições, como determina a lei eleitoral. Roberto ainda enfrentou processos por contas desaprovadas Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) na gestão anterior.

 

Confira o resultado:

 

Elias do Sargento (PCdoB) – 51,64%

Votos: 11.603 votos

 

Roberto da Viúva (PDT) – 48,36%

Votos: 10.866 votos

 

Total de votos: 23.276

Brancos: 251 votos (1,08% do total)

Nulos: 556 votos (2,39% do total)

 

Nenhum comentário: