Ceará Acontece: Crianças são deixadas no Ceará e em Pernambuco após viagem sem responsáveis em ônibus clandestino

sexta-feira, 11 de março de 2022

Crianças são deixadas no Ceará e em Pernambuco após viagem sem responsáveis em ônibus clandestino

 

Menino de 10 anos foi deixado na casa da avó depois de viajar por três dias com a irmã de 2 anos em ônibus clandestino sem responsáveis. — Foto: Reprodução


Duas crianças foram colocadas em ônibus clandestino pela mãe para viajarem sozinhas, segundo familiares. Uma menina de 2 anos ficou em Pernambuco, enquanto o menino de 10 anos foi deixado no Ceará. A informação é do g1/Ceará

 

O garoto de 10 anos deixado junto da irmã de dois anos pela própria mãe em um ônibus clandestino no estado de São Paulo disse que, durante a viagem, a irmã, por ser pequena, chorava chamando pelo nome da mãe. As crianças viajaram por três dias sem a presença de nenhum responsável e foram entregues no Ceará e em Pernambuco nesta quinta-feira (10). A Polícia Civil investiga o caso.

 

"Foi três dias de viagem e minha irmã só chorando, chamando o nome da minha mãe. O motorista parava para comprar comida, nós comia, minha mãe comprou comida também pra nós. Só eu e minha irmã. Cheguei aqui e meu avô não tava, fiquei chamando, chamando (sic)", disse o garoto à TV Verdes Mares.

 

Segundo familiares, a mãe embarcou os filhos no ônibus, mas não os acompanhou na viagem. A criança de dois anos, uma menina, foi deixada com os avós paternos em Exu. Já o menino, irmão dela por parte de mãe, foi deixado em frente à casa dos avós paternos em Juazeiro do Norte.

 

A avó do garoto conta estava no comércio dela, já que a casa onde mora está em reformar. Ela recebeu a ligação de uma vizinha, comunicando que o neto estava na calçada, recém-chegado de São Paulo. O motorista do ônibus clandestino também estava no local, aguardando o pagamento por ter levado o menino à casa da avó.

 

"Eu falei para ele que eu não ia pagar, porque ele não tinha entrado em contato comigo, e que ele já tinha feito uma parte errada de ter trazido duas crianças sem a presença do pai e da mãe, e aí eu não ia estar alimentando uma coisa errada dessas", disse a avó do menino em entrevista à TV Verdes Mares.

 

Ainda segundo a avó, que prefere não se identificar, não é a primeira vez que a mãe da criança manda o filho. Ela já teria abandonado o menino quando ele tinha apenas um mês de vida na frente da casa de um familiar.

 

"Quando ele tinha um mês de nascido, ela deixou ele na porta de uma tia minha, chovendo. Eu estava viajando, minha tia pegou essa criança. A gente até ia pra justiça, mas eu tinha muito medo de me envolver assim com justiça. Na época eu não corri atrás porque logo ela voltou a morar com meu filho", relembra. O filho dela, pai do garoto, morreu há nove anos.

 

Já com os familiares no Ceará, o garoto também disse que sente saudades da irmã e que prefere continuar onde está, ao lado dos avós, do que onde morava com a mãe. "É bem melhor aqui e tudo. Aqui tem celular, tem tv, tem tudo. Aqui tem videogame, computador, um monte de coisa. Sinto muita saudade dela (irmã). Queria falar que eu amo ela", disse o menino.

 

Conselho Tutelar acionado

Ainda não há informações a respeito da mãe das crianças. Os avós acionaram o Conselho Tutelar e aguardam a chegada de conselheiros à casa deles. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse, em nota, que a Polícia Civil investiga o caso.


Também procurada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse que, quando o transporte é regular, nenhuma criança pode viajar desacompanhada.

 

Nenhum comentário: