Ceará Acontece: GSE DESISTE DE PARCERIA PARA A INSTALAÇÃO DA PREMIUM II

sábado, 31 de agosto de 2013

GSE DESISTE DE PARCERIA PARA A INSTALAÇÃO DA PREMIUM II

FOTO: BRUNO GOMES
A empresa sul-coreana GS Energy (GSE) desistiu de formar uma parceria com a Petrobras para participar da instalação da refinaria Premium II. A informação foi dada ontem pelo governador Cid Gomes, após cerimônia de inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém. Em junho último, a estatal celebrou uma carta de intenções com a GSE, que pretendia estudar a viabilidade de uma joint venture visando à construção da refinaria.

Na inauguração da ZPE, o governador Cid Gomes revelou que a GS Caltex (empresa do grupo GSE) lhe enviou correspondência dizendo que infelizmente não iria mais fazer a parceria com a Petrobras.

"A GS Caltex (empresa que faz parte do grupo GSE), sem muito detalhe, mandou uma correspondência para mim dizendo que infelizmente não iria mais fazer a parceria com a Petrobras. Eu vou procurar então conversar com a Graça (Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras)", relatou o governador, que se referiu ao fato como uma "notícia muito frustrante".

Cid Gomes informou que ainda vai procurar saber que motivos levaram o grupo sul-coreano a desistir da parceria. Ao mesmo tempo, disse, também continuará buscando parceiros para o empreendimento, que permanece aguardando uma data para ter as obras iniciadas. "Não me dou por perdido não. Se não deu certo com esse, vou insistir com eles, saber o que foi que houve, saber se tem alguma coisa que se possa refazer. Se não, vamos atrás de outro (investidor)".


Conforme o chefe do Executivo, a Petrobras tem mantido contato com "mais de uma empresa chinesa" em busca de sócios. "Uma delas já esteve aqui comigo, que é a Sinopec", disse.


O governador também relatou ter conversado, na última semana, com diretor de abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, que tem acompanhado os estudos ligados à Premium II. Segundo Cid, Cosenza se mostrou "otimista com o projeto como um todo, a partir dos estudos de viabilidade econômica" realizados pela estatal.

Questionado sobre se era possível a refinaria ainda ser construída de fato até 2017, o governador preferiu não dar nenhuma resposta objetiva, afirmando "não ser expert em construção de refinaria". De todo modo, Cid reforçou as declarações oficiais da Petrobras sobre a garantia de que a refinaria sairá do papel. "A Petrobras sempre trabalhou com plano ´A´ e um ´B´. O plano ´A´ é construir (a Premium II) sozinha e ela sempre enfatizou pra mim que vai construir independente de qualquer parceria. E as coisas estão andando nesse sentido", comentou.

Fonte DN


Nenhum comentário: