Ceará Acontece: Cidade de Granja, no Ceará, registra chuva de 100 milímetros ; Fortaleza teve 7,4mm

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Cidade de Granja, no Ceará, registra chuva de 100 milímetros ; Fortaleza teve 7,4mm


Observa-se a continuidade da atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), porém, outros fatores deverão contribuir para precipitações nos próximos dias. — Foto: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)/Divulgação
O município de Granja, na Região Norte do Ceará, registrou os maiores números de chuva do Estado: entre as 7h de segunda-feira (7) e as 7h desta terça-feira (8). Em Fortaleza, foram 7,6 mm no Posto da Água Fria e 2,4 milímetros no Posto Messejana. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Ainda de acordo com o órgão, desde segunda-feira, choveu em pelo menos 77 cidades do Ceará. Na lista das maiores precipitações do dia aparecem, logo após Granja, Viçosa do Ceará, com 85,4 mm; Icó, com 59 mm; Graça, com 48 mm; Ibiapina, com 40 mm; Paramoti, com 40 mm e Icó, com 39 mm.

Chuvas nos próximos dias

Com a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste, são observadas nuvens que estão associadas ao posicionamento do sistema indutor de precipitações, beneficiando, principalmente, o Centro-Norte do Estado.

Além disto, a permanência do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre a região contribui para a continuidade das precipitações também mais ao sul, já que sua posição, neste momento, é favorável.
O tempo fechou com as chuvas em Granja e Camocim na tarde desta segunda-feira (Foto: Luciano Silva/Ceará Acontece)

“Os sistemas que contribuíram para as últimas precipitações são comuns para este período do ano. Porém é importante buscar sempre as atualizações das condições do Ceará, pois a dinâmica da meteorologia é muito rápida, então as tendências mudam rapidamente”, reforça o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.

Diante do atual cenário, a Funceme prevê, para terça-feira (8) e quarta-feira (9), a tendência é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões.
*G1 CE




Nenhum comentário: