Ceará Acontece: Camilo Santana anuncia para novembro posse de aprovados na Secult

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Camilo Santana anuncia para novembro posse de aprovados na Secult


Os novos servidores vão tomar posse no Dia Nacional da Cultura, em 5 de novembro - (foto: reprodução)
Os 102 aprovados no primeiro concurso público da história da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) vão assumir seus cargos a partir de do dia 5 de novembro, conforme anunciou o governador Camilo Santana, nesta terça-feira (3), durante bate-papo com a população pelo Facebook e Instagram.

Nos seus 53 anos de existência, esse foi o primeiro concurso público realizado pela Secult para a contratação de servidores de carreira. O processo seletivo estava contemplado em uma das metas estabelecidas na Lei do Plano Estadual de Cultura, sancionada em 2016 pelo governador. “A Secretaria da Cultura do Estado é a mais antiga do Brasil, nunca teve um concurso e eu assumi o compromisso de fazer o concurso público e fizemos. São 102 profissionais e por sugestão do próprio secretário (da Cultura) Fabiano Piúba, a gente vai aproveitar o Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, para poder convocar os nossos primeiros concursados da Secretaria da Cultura do Estado”, comunicou Camilo.

Este foi o primeiro anúncio feito pelo chefe do Executivo estadual a respeito da convocação dos aprovados em concursos do Governo do Ceará e a abertura de novos processos seletivos, conforme havia se comprometido para o mês de setembro. “A partir de hoje, nós vamos começar a divulgar um calendário para os concursos. Ao longo desse mês de setembro nós vamos dirimir as dúvidas de vocês”, disse o governador.

Inscrição prorrogada

Com inscrições abertas desde o mês passado, o Programa Atração de Talentos, iniciativa pioneira e que visa dar oportunidades e atrair profissionais cada vez mais capacitados e preparados para a gestão pública na Saúde, teve adiada a data de encerramento do período de inscrição. “Informamos que o período de inscrição foi prorrogado por mais uma semana e o prazo final para os candidatos concluírem seu cadastro de currículo é no dia 13 de setembro. Muita gente já se inscreveu. Evite imprevistos de última hora e conclua seu processo o quanto antes”, lembrou Camilo.

O Governo do Ceará está selecionando 16 profissionais para a área da Saúde em seis cargos de confiança. As vagas são para unidades em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte. Camilo Santana informou como as pessoas podem participar do processo seletivo.

Educação

O Governo do Ceará está em reta final de preparação dos alunos da rede pública para a prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. O governador ressaltou que uma série de iniciativas voltadas para a avaliação serão desenvolvidas nas próximas semanas e pediu o engajamento de todos os envolvidos no processo.

“A partir de hoje nós vamos iniciar a contagem regressiva para o melhor resultado na aprendizagem, menor taxa de abandono e reprovação. A gente tá propondo uma série de ações de mobilização e comunicação que serão desenvolvidas pela Seduc, Credes, Sefor e escolas. Quero contar com a liderança de todo mundo se concentrando para o Ideb de 2019 para que a gente possa ter um bom resultado. A aplicação das provas de avaliação do Ideb será no dia 21 de outubro. Portanto, é hora de refinar as estratégias, todo mundo trabalhando unido, focado, para que Ceará possa continuar sendo referência na Educação para todo o país”, pediu o governador.

Segurança pública

Questionado sobre o trabalho promovido pelo Estado na área da segurança pública, Camilo citou vários programas desenvolvidos nos municípios cearenses e disse que os investimentos continuarão nos próximos anos. “As ações continuam fortes. Acabamos de entregar o Raio em Acopiara e estamos preparando mais três cidades (Itarema, Mauriti e Paracuru) que vão receber já este ano o Raio. Vamos ampliar também os serviços do sistema de videomonitoramento. Vamos apresentar em breve o big data, que é um banco de dados integrado da segurança pública, com dados em tempo real de todo cidadão cearense para análise. Estamos comprando mais armamentos, viaturas e vamos lançar ainda este ano todo um pacote de investimentos planejados para essa gestão com contratação de novos policiais, reformas de delegacias e batalhões, compra de drones. O Estado não tem medido esforços e todos os indicadores nessa área têm caído e hoje o Ceará é o estado o melhor resultado nessa área”, destacou Camilo Santana.

Medalhistas

Camilo Santana aproveitou a ocasião para saudar os desportistas cearense que participaram recentemente dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, e lograram êxito em seus respectivos esportes. “Gostaria de parabenizar os cearenses que participaram dos jogos e trouxeram para casa sete medalhas em cinco modalidades distintas. É um orgulho para nós vocês terem trazido dos Jogos Parapan-Americanos essas medalhas. Quero até aproveitar para convidá-los a virem ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado”, comemorou Camilo.

Os atletas do Ceará premiados foram Maciel Santos – medalha de ouro na Bocha BC2 e prata com a equipe brasileira de Bocha na categoria BC1/BC2; David Freitas, medalha de prata no Tênis de Mesa por equipes classe 3-5; Francisco Wellington, ouro na classe 6-8 no Tênis de Mesa; Francisco Jefferson, bronze no lançamento de dardo F44; Edênia Garcia, medalha de ouro na Natação 50m costas S3; e medalha de bronze para a equipe de Basquete, que contou com a cearense Oara Uchôa, consagrando também Francilídio Andrade, medalhista como auxiliar técnico.

Agenda

Amanhã (4), Camilo Santana estará em Brasília, onde, ao lado do secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), vai se reunir com a bancada federal cearense para discutir assuntos ligados à Saúde. Na sexta-feira (6), em Fortaleza, Camilo Santana participa da entrega da quarta etapa do Residencial Cidade Jardim II, com 736 unidades. À noite o governador estará na região do Cariri, onde assina a ordem de serviço para o início das obras da Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte, e entrega à comunidade de Barbalha a primeira areninha da cidade, onde também aproveita para autorizar a construção de outra.
*Governo do Estado do Ceará



Nenhum comentário: