Ceará Acontece: Menos de um mês para eleição de Conselheiro Tutelar, candidatos estão em campanha em busca de votos

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Menos de um mês para eleição de Conselheiro Tutelar, candidatos estão em campanha em busca de votos

Eleição para conselheiros tutelares será no dia 6 de outubro
Falta pouco para os municípios conhecerem seus novos conselheiros tutelares. Menos de um mês da eleição, marcada para 6 de outubro, os candidatos estão em plena campanha em busca de votos. Todos os eleitores em todos municípios podem votar. A votação é direta, secreta e facultativa. Para votar, o eleitor deve apresentar o título eleitoral (vale também uma certidão do TRE ou comprovante de votação) e documento oficial com foto (identidade ou carteira de habilitação).

Cada eleitor poderá votar em um candidato para o Conselho Tutelar do seu município, onde fica localizada sua zona eleitoral. A lista dos candidatos e os locais de votação devem estar disponíveis no site da Prefeitura do seu município.

O Conselho Tutelar é um órgão público responsável pela proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Entre suas atribuições, o Conselho atende reclamações, reivindicações e solicitações feitas por crianças, adolescentes, famílias e comunidades. O conselheiro escuta, orienta, aconselha, encaminha e acompanha os casos, aplicando medidas protetivas pertinentes a cada um deles.

O Conselho Tutelar também contribui para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.

Em cada município, serão eleitos os cinco candidatos mais votados. Serão considerados suplentes o sexto colocado em diante. O mandato dos novos conselheiros tutelares será de 10 de janeiro de 2020 a 10 de janeiro de 2024.

O processo de escolha dos conselheiros é coordenado pelo CMDCA e fiscalizado pelo Ministério Público. As Prefeituras devem participar com apoio operacional, técnico e financeiro.

Você sabe quantos candidatos a conselheiro tutelar na sua cidade?

Massapê/CE:
26 candidatos;

Camocim/CE:
21 candidatos;

Barroquinha/CE:
???

Martinópole/CE:
27 candidatos;

Chaval/CE:
23 candidatos;

Granja/CE:
13 candidatos;

Jijoca/CE
???;

Uruoca/CE
???;




Nenhum comentário: