Ceará Acontece: Uma das três cidades sem Covid-19 no Ceará, Altaneira reforça barreiras sanitárias

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Uma das três cidades sem Covid-19 no Ceará, Altaneira reforça barreiras sanitárias


Cidade de Altaneira, uma das poucos do Ceará que não tem caso confirmado de Covid-19, tem barreira sanitária na entrada — Foto: João Alves/Arquivo pessoal
O município de Altaneira, no interior do Ceará, reforçou a rigidez na barreira sanitária instalada na entrada da cidade. Entre os dias 24 de maio e 1º de junho, a medida funciona em regime de 24 horas, com fiscalização de cada pessoas que entrar ou sai da cidade, a fim de prevenir a contaminação pela Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), das 184 cidades cearenses, Altaneira não apresentou ainda nenhum caso confirmado da nova infecção. Junto a ela, estão Baixio e Granjeiro. As demais cidades somam 37 mil casos e mais de 2,6 mil óbitos.

Altaneira tem duas suspeitas de Covid-19 em investigação e nove casos descartados. No entanto, o IntegraSUS também aponta para apenas nove testes realizados em habitantes do município, sendo dois RT-PCR (de melhor verificação da infecção) e sete testes rápidos.
Servidores municipais orientam o uso de máscaras nas barreiras sanitárias em Altaneira (Foto: João Alves/Blog de Altaneira)

O prefeito do município, Dariomar Soares, explica que a intensificação da barreira ocorre "porque na parte da noite tinha um trânsito muito grande, principalmente de crediaristas, de pessoas que aproveitavam esse horário pra entrar na nossa cidade".

"Eu peço a toda a população que respeite os funcionários públicos. Lembrando que desacatar funcionários públicos no exercício de sua função é crime", informa Dariomar Soares. Ela ressalta que não é proibido entrar na cidade, mas é preciso passar pela barreira e justificar as atividades que irão ser realizadas no município.

"Altaneira já vem há muito tempo fazendo sua parte e foi um dos primeiros municípios a mandar o plano de contingenciamento, de trabalho, do enfrentamento do coronavírus", avalia o prefeito.
*G1CE



Nenhum comentário: