Ceará Acontece: MP/CE notifica Camocim e mais 55 municípios a apresentarem Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

MP/CE notifica Camocim e mais 55 municípios a apresentarem Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

 

O Ceará recebeu 229 mil doses para vacinar trabalhadores da saúde; indígenas; idosos e pessoas com deficiência que moram em abrigos — Foto: Letícia Queiroz/G1

Camocim e mais 55 municípios cearenses foram notificados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) a apresentarem Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O órgão requer, ainda, a apresentação de uma estratégia para evitar desrespeito à fila de prioridade na vacina, além da infraestrutura local e dos recursos humanos disponibilizados para a imunização. A informação é do G1CE.

 

O gestor de cada município, após o recebimento da notificação, terá prazo de cinco dias para apresentar o Plano de Vacinação da cidade por e-mail à Promotoria de Justiça correspondente. A desobediência aos critérios pode colocar o gestor ou servidor sob pena de responsabilização cível e criminal.

 

Conforme o MPCE, as primeiras cidades a receberem recomendações foram Boa Viagem e Madalena, em 19 de janeiro. Na quarta-feira (20), outros oito municípios foram notificados. A semana passada terminou com 39 municípios sinalizados a detalharem a estratégia utilizada para vacinar com segurança a população local, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

 

Nesta segunda-feira (25), outros 17 municípios somaram-se à lista, totalizando 56 cidades notificadas no Ceará.

 

Os municípios deverão repassar informações ao MPCE sobre a quantidade de doses recebidas; a logística utilizada para armazenamento e imunização; o controle e fiscalização de todo o processo para de evitar que a fila de prioridade seja desrespeitada; e a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

Veja os municípios notificados:

Altaneira

Alto Santo

Aquiraz

Aracati

Arneiroz

Aurora

Banabuiú

Barbalha

Baturité

Boa Viagem

Brejo Santo

Camocim

Cariré

Catarina

Caucaia

Cedro

Choró

Croatá

Deputado Irapuan Pinheiro

Eusébio

Fortaleza

Graça

Groaíras

Guaramiranga

Hidrolândia

Icapuí

Ipueiras

Iracema

Itaitinga

Itapiúna

Jati

Madalena

Mauriti

Milhã

Mombaça

Monsenhor Tabosa

Morada Nova

Nova Olinda

Orós

Pacoti

Parambu

Paracaru

Pedra Branca

Penaforte

Porteiras

Potiretama

Quixadá

Quixeré

Saboeiro

São Gonçalo do Amarante

Santa Quitéria

Santana do Cariri

Solonópole

Tauá

Tianguá

Umirim.

 

Nenhum comentário: