Ceará Acontece: Escolas privadas do Ensino Fundamental retomam aulas presenciais em Sobral; rede pública adia começo

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Escolas privadas do Ensino Fundamental retomam aulas presenciais em Sobral; rede pública adia começo

 

As aulas foram retomadas de forma presencial, respeitando o distanciamento entre os alunos -Foto: Divulgação

Escolas particulares do município de Sobral, na região Norte do Estado, iniciaram nesta semana o ano letivo de forma presencial para alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Os estudantes do Ensino Infantil já haviam iniciado no último dia 1º de fevereiro. 

 

Atendendo as determinações do decreto, as unidades de ensino estão operando com apenas 50% da capacidade. Para contemplar todos os alunos, é realizado um rodízio em que metade dos estudantes frequentam uma semana, enquanto a outra parte fica em casa com ensino virtual. Na semana seguinte, os grupos se invertem.

 

Para Lúcio Feijão, diretor de uma escola particular de Sobral, o retorno, após quase um ano de aulas virtuais, “está sendo feito de forma absolutamente segura, com todos os protocolos respeitados”. 

 

O pedagogo assegura que, até agora, nenhum caso de Covid-19 foi registrado entre alunos ou professores e lembra que os “docentes têm importante papel quanto a orientação e os cuidados a serem adotados na pandemia e isso acaba invadindo o seio familiar, o que é muito importante”. 


Aulas adiadas


Já os alunos da rede pública, cujo retorno estava previsto para o dia 15 de fevereiro, tiveram as aulas adiadas. Diante do aumento nos casos do novo coronavírus, a Secretaria da Educação do Município transpôs o início do calendário letivo para o próximo dia 1º de março. O modelo híbrido, por ora, está mantido.

 

De acordo com a coordenadora jurídica da Secretaria da Educação de Sobral, Dayanna Ximenes, esse retorno previsto para o próximo mês pode ser mais uma vez revisto caso o cenário epidemiológico não apresente melhorias. "Se os números não melhorarem, o decreto já versa essa possibilidade de adiar novamente", pontuou.

(DN/Regional)

 

 

Nenhum comentário: