Ceará Acontece: Idosa recebe duas vezes 1ª dose de vacina por engano e vai receber 3ª aplicação: 'Desperdício'

sábado, 27 de março de 2021

Idosa recebe duas vezes 1ª dose de vacina por engano e vai receber 3ª aplicação: 'Desperdício'

Idosa recebe duas vezes a primeira doses de CoronaVac e tem data para receber a terceira aplicação — Foto: Arquivo pessoal

Profissionais de saúde de Independência, no interior do Ceará, aplicaram a segunda dose da CoronaVac em uma idosa seis dias após a primeira, sem saber que ela já havia sido recebido a primeira vez. A recomendação é que o intervalo entre as aplicações seja de 14 a 28 dias.

 

A Secretaria da Saúde afirmou que houve um engano na aplicação da dose e que agendou uma terceira vacinação para Francisca Soares.

 

De acordo com Maria Rozélia Bezerra, filha de Francisca Soares e profissional da saúde de Independência, a mãe dela recebeu uma dose de CoronaVac em 12 de março e a segunda no dia 18. Quando recebeu a visita dos profissionais para receber a segunda vacina, Francisca acreditava que receberia a segunda dose, suficiente para completa a imunização.

 

"Depois que aplicaram foi que minha mãe falou: 'Já é a segunda dose?', e os profissionais da saúde responderam que seria a primeira", explica a filha.

 

Os profissionais que aplicaram a segunda dose não estavam cientes de que ela havia recebido o imunizante seis dias antes, conforme a Secretaria da Saúde.

Francisca Soares recebeu a primeira dose da CoronaVac em 12 de março; após engano, ela receberá a terceira aplicação — Foto: Arquivo pessoal

Com o engano, Francisca foi informada de que receberia uma terceira dose da vacina, agendada para ser aplicada em 15 de abril. "Um desperdício de vacina, com tantas poucas doses, tanta gente precisando", diz a filha.

 

A filha de Francisca reclama também que a mãe, de 80 anos, demorou a receber a aplicação do imunizante. Quando ela recebeu a primeira visita para ter a CoronaVac, outras pessoas de 75 anos já eram imunizadas.

(G1/CE)

 


Nenhum comentário: