Ceará Acontece: Fortaleza: aulas presenciais da rede municipal retornam a partir de 8 de setembro

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Fortaleza: aulas presenciais da rede municipal retornam a partir de 8 de setembro

 

O segundo semestre letivo de 2021 terá início, ainda de forma remota, no próximo dia 29 de julho, informou o gestor municipal

A Secretaria de Educação de Fortaleza (SME) prevê a retomada das aulas presenciais na rede pública a partir de 8 de setembro, com 50% da capacidade, em formato híbrido. A previsão foi repassada pela pasta em transmissão nas redes sociais no cronograma de retomada gradual na Educação.


“Nós estamos agora anunciando a retomada das aulas municipais na rede pública, haja vista que as aulas remotas acontecem desde o início da pandemia de covid-19”, destacou o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogeuria (PDT), durante o anúncio do plano da Educação. Os detalhes sobre a retomada foram repassados pelo gestor municipal e a a titular da Educação, Dalila Saldanha, pelas redes sociais nesta segunda-feira, 26.

 

“O calendário (da retomada) é dividido em etapas, que incluem ações de sensibilização, formações sobre protocolos sanitários, avaliação dos níveis de aprendizagem e volta escalonada por séries às aulas presenciais. A expectativa é que as escolas funcionem com 50% da capacidade, em formato híbrido, a partir de 8 setembro”, destacou o site da Prefeitura de Fortaleza.

 

Retomada escalonada

 

A Educação Infantil deve iniciar a retomada a partir de 8 de setembro, prevê o plano da Educação. “O faseamento prevê que, na primeira etapa, serão contempladas as turmas do Infantil III, V e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental IV; na segunda etapa, serão incluídos os alunos do Infantil I e II e 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; e na última etapa, os estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos”, resume o site da gestão municipal.

 

Chegando ao fim do mês, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental devem ter retornado às aulas presenciais, em rodízio semanal, planeja o plano municipal de Educação.

 

Estratégias escolares

 

O plano de retomada versa sobre a adesão ao modelo de ensino na Capital. “Nosso modelo será híbrido, misto”, explicou o prefeito. O segundo semestre letivo de 2021 terá início, ainda de forma remota, no próximo dia 29 de julho, informou o gestor municipal.

 

“Estamos tendo uma formação muito específica nas escolas para tratar sobre este momento que estamos vivendo. É indicado que a gente permaneça cumprindo os protocolos. É super importante a parte da conscientização”, destaca Sarto.

 

No mês de agosto, de acordo com informações da Prefeitura de Fortaleza, a SME programa realizar “acolhidas e formações com a comunidade escolar, envolvendo gestores, professores, alunos e familiares, sobre o plano de retomada das aulas presenciais, esclarecendo informações sobre rotina escolar, protocolos sanitários, modelo de ensino e outras orientações.”

 

Durante o anúncio, Nogueira reforçou que a estratégia para a retomada das aulas presenciais foca na imunização anticovid de trabalhadores da categoria. A previsão, de acordo com o gestor, a aplicação da D2 em agosto, garantindo e completando o esquema vacinal dos profissionais.

 

Avaliação no Ensino Fundamental

 

Os alunos da rede municipal de ensino serão consultados na “Avaliação Diagnóstica de Rede” nas disciplinas de português e matemática, de 17 a 27 de agosto. A pesquisa é fundamental para avaliar o que evoluímos, perdemos”, pontuou Nogueira. De acordo com o prefeito, os resultados das avaliação poderão ser usadas para desenvolver políticas de educação para Fortaleza.

 

“Estaremos realizando, em parceria com a Seduc, e vamos avaliar do 1º ao 9º ano. Será aquele momento dos alunos conhecerem as escolas”, reforçou a secretária da Educação.

 

Nenhum comentário: