Ceará Acontece: Por onde andam Heitor Férrer, Acrísio Sena e Moroni Torgan?

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Por onde andam Heitor Férrer, Acrísio Sena e Moroni Torgan?

 

Na sequência: Heitor Ferrer, Acrísio Sena e Moroni Torgan. (Fotos: Alece e Tapis Rouge)

Nomes com altos índices de votação em pleitos anteriores, experiência de vida pública, além de projeção nas redes sociais, ex-parlamentares do Ceará seguem trajetória particular, após não conseguir vitória nas urnas. É o caso, por exemplo, do ex-deputado estadual Heitor Férrer (União Brasil).

 

Veterano na Assembleia Legislativa, no pleito de 2022 o político tentava o sexto mandato consecutivo, mas obteve 33.915 votos e ficou na suplência. Antes de chegar à Casa, ocupou cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza por quatro mandatos, entre 1988 e 2002, ano em que foi eleito para o Legislativo estadual pela primeira vez. O político ainda disputou a Prefeitura de Fortaleza em 2004, 2012, 2016 e 2020.

 

De camarote

“Eu participei de quatro eleições para prefeito. Era deputado. Foram quatro pleitos, então, eu praticamente não tive descanso de dois em dois anos”, afirmou o ex-deputado ao O Otimista. Ele revelou que não tem pretensões de se envolver na disputa eleitoral de 2024. “Pretendo ficar de camarote”, contou.

 

Heitor disse que, atualmente, tem atuado como médico no Departamento de Saúde da Assembleia Legislativa e também realiza atendimentos no seu consultório pela manhã. Ele é Clínico Geral.

 

“Não participarei da eleição do município. Não tenho pretensão de me candidatar nem a prefeito, até porque estou no partido do Wagner, que é o candidato natural e também não teria interesse, e nem vou também para vereador”, afirmou.

 

O político acrescentou que, talvez, em 2026, avaliando o cenário local, possa disputar novamente vaga na Alece. “Desta vez vou pedir perdão aos que nos acompanham e vou ficar apenas como assistente, vendo o processo se efetivar”, explicou.

 

Apesar de focar nas atividades da sua área de formação, a Medicina, Heitor tem compartilhado nas suas redes sociais temas políticos, sobretudo no âmbito local, abordando assuntos como os índices de violência e as ações anunciadas para o Acquário Ceará.

 

Convite

O ex-deputado estadual Acrísio Sena (PT) atualmente preside o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Ele é professor formado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

“Temos trabalhado em todo o estado do Ceará, nas 14 macrorregiões, levando os cursos de qualificação profissional, principalmente inovando o portfólio em duas diretrizes fundamentais: uma de energias renováveis e outra de tecnologia da informação e de comunicação”, disse.

 

Vereador de Fortaleza por três mandatos (2008, 2012 e 2016), tendo presidido a Câmara no biênio 2011-2012, foi eleito deputado estadual em 2018 com 27.842 votos. Ao tentar um novo mandato em 2022, ficou na suplência com 30.653 votos.

 

Sobre as eleições de 2024, Acrísio disse que aguarda as definições: “Há convites para a disputa de vereador, mas nós precisamos saber qual é o projeto em que nós podemos colaborar. O nome está à disposição, mas a grande prioridade é acumular força para o projeto de 2026 de deputado estadual. Porém, se for para cumprir alguma missão do nosso partido, que seja para ajudar o nosso projeto em Fortaleza, do qual eu sou filiado, nós teremos que pensar e analisar com calma”.

 

Nas redes sociais, Acrísio tem alternado suas publicações entre as ações desenvolvidas no Centec, assim como atividades partidárias. O político, por exemplo, divulgou que esteve presente na reunião do diretório do PT Ceará para discutir os rumos da legenda para as eleições deste ano.

 

Portugal

Recordista em disputas eleitorais, Moroni Torgan hoje está morando em Portugal. Está praticamente incomunicável. Até mesmo correligionários do Cidadania dizem ter dificuldade de notícias e acreditam que ele abandonou a política partidária.

 

Em 2014, foi eleito deputado federal mais votado do Ceará com 277.774 votos. Em 2022 tentou vaga na Câmara dos Deputados pelo Cidadania, mas o apoio de 17.177 eleitores não foi suficiente.

 

Moroni teve quatro mandatos de deputado federal, foi secretário de Segurança Pública do Estado (1988 e 1990), vice-governador do Estado na gestão de Tasso Jereissati (PSDB) e também vice-prefeito de Fortaleza no segundo mandato de Roberto Cláudio (PDT). Nas redes sociais, ele tem abordado temas políticos, principalmente assuntos relacionados à Guarda Municipal.

*(O Otimista)

 

Nenhum comentário: