Ceará Acontece: Secretaria da Cultura do Ceará realiza Seminário de Avaliação e Planejamento do Ciclo Carnavalesco 2024

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Secretaria da Cultura do Ceará realiza Seminário de Avaliação e Planejamento do Ciclo Carnavalesco 2024

 

Foto: reprodução

Encerrando as atividades do Ceará Ciclo Carnavalesco 2024, a Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT/CE), por meio do Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares, realiza dia 1 de março (sexta-feira), o V Seminário de Avaliação e Planejamento do Ceará Ciclo Carnavalesco 2024, de 14h às 17h, no Teatro Morro do Outro - Anexo do Theatro José de Alencar.

 

O V Seminário de Avaliação e Planejamento do Ciclo Carnavalesco 2024 tem por objetivo a avaliação da edição 2024 a partir da apresentação do relatório final, produzido pelo Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares, e sistematização das ações realizadas, do diálogo entre a sociedade civil e SECULT/CE acerca de todo o processo do Ciclo Carnavalesco de 2024.

 

Além disso, a programação contará com uma roda de conversa sobre ações afirmativas e relações-étnico raciais, cujo tema é "Ações afirmativas e relações étnico-raciais nas políticas culturais: as tradições populares em pauta", com a participação de Nívia Torres Neves de Carvalho e Gabriela Silvestre de Castro (Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural - CODAC) e do Prof. Me. Hilário Sobrinho (Doutorando em História Social - UFC).

 

Será um espaço de debate, reflexão, proposições, encaminhamentos, planejamento e construção de perspectivas no âmbito das políticas públicas em torno das festividades carnavalescas para o ano de 2025. Um espaço aberto a todos os interessados em participar, sobretudo, aqueles diretamente envolvidos no ciclo carnavalesco: proponentes de projetos, pesquisadoras(es)/avaliadoras(es).

 

E para celebrar todo o processo do Ceará Ciclo Carnavalesco 2024, após o seminário, a partir das 18h, haverá a culminância “No carnaval da saudade a gente se encontra para festejar o Ciclo Carnavalesco”, com entrega dos certificados dos Avaliadoras(es)/Pesquisadoras(es), a apresentação do Bloco A Turma do Mamão e performance do carnavalesco e poeta, Cláudio Correia. A programação é gratuita e acontece na Praça Boca Rica (Anexo do Theatro José de Alencar).

 

Confira a programação completa:
 

V Seminário de Avaliação e Planejamento do Ciclo Carnavalesco
Local: Teatro Morro do Ouro - 14h às 17h
Abertura
Falas Institucionais (SECULT/CE e Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares);
 
1 - Roda de conversa sobre ações afirmativas e relações-étnico raciais - "Ações afirmativas e relações étnico-raciais nas políticas culturais: as tradições populares em pauta"
Ministrantes: Nívia Torres Neves de Carvalho, Gabriela Silvestre de Castro - Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural (CODAC) e Prof. Me. Hilário Sobrinho (Doutorando em História Social - UFC).
 
2 - Exibição do Relatório Técnico de Execução do Projeto (Instituição promotora)
GT 01 (Pesquisa e Avaliação);
GT 02 (Projetos Selecionados, por Categoria);
Perspectivas para o Ceará Ciclo Carnavalesco 2025 (SECULT/CE).
 
Culminância
 
Local: Praça Mestre Boca Rica - 18h às 21h
Abertura
Falas Institucionais (SECULT/CE e Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares)
 
Exibição do vídeo de Abertura do Ciclo Carnavalesco 2024
 
Solenidade de entrega dos Certificados de Avaliadoras/es e Pesquisadoras/es
 
Apresentações do Bloco A Turma do Mamão e performance do carnavalesco e poeta, Cláudio Correia.
 

Nenhum comentário: