eiro o POVO

quarta-feira, 21 de março de 2018

APÓS APAGÃO, ENERGIA RETORNA EM TODAS AS CIDADES DO CEARÁ


Ruas de Sobral são iluminadas por faróis dos veículos (Foto: Henrique Alves/WhatsApp)
Uma queda de energia atingiu todo o Ceará e outros 13 estados do Norte e Nordeste do Brasil por volta das 16 h desta quarta-feira (21). Após uma tarde e parte da noite sem energia elétrica, a luz retomou na região por volta das 20h. A energia elétrica foi restabelecida em todo o território cearense às 20h54 desta quarta, conforme a Enel, distribuidora de energia no Ceará.

A Enel informou que uma interrupção no sistema interligado nacional (SIN) afetou o fornecimento de energia do Ceará. A energia deve retornar em todo o estado até a madrugada desta quinta (22).

O comércio de Fortaleza fechou mais cedo. Em avenidas como Bezerra de Menezes, Duque de Caxias, Desembargador Moreira e Santos Dumont, estabelecimentos encerraram atividades por volta das 17h, e os funcionários enfrentaram filas nas paradas de ônibus para voltar para casa.

Os 10 trens do metrô de Fortaleza pararam, deixando 27 mil passageiros sem o serviço. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos estima que o funcionamento volte ao normal após análise técnica, que deve ocorrer quando a energia for retomada.

A falta de energia afetou 670 semáforos na capital cearense. Todo o efetivo da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) esteve nas ruas, segundo o órgão, para controlar o tráfego com a ajuda dos orientadores de trânsito. O sinal de internet móvel também caiu para clientes de algumas operadoras no Ceará.
Problema em Belo Monte

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão foi causado foi uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que às 15h48 desta quarta houve "uma perturbação no SIN [Sistema Interligado Nacional] causou o desligamento de cerca de 18.000MW", a maior parte deles nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN.

"As equipes do ONS estão neste momento dedicadas a recomposição dos sistemas Norte e Nordeste", diz o operador, em nota.
Com G1-CE



Postar um comentário