Ceará Acontece: APAGÃO AFETA NORTE E NORDESTE DO BRASIL NESTA QUARTA-FEIRA

quarta-feira, 21 de março de 2018

APAGÃO AFETA NORTE E NORDESTE DO BRASIL NESTA QUARTA-FEIRA

Até a energia voltar população pôde reunir familiares e apreciar a lua (Foto: Luciano Silva)
Uma pertubação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou apagão no Ceará e em pelo menos outros 12 estados do Norte e Nordeste brasileiro, às 15h48 desta quarta-feira (21). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve desligamento de 18.000MW, o que representa 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Os estados afetados foram Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Com a queda de energia, os sistemas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do restante do País. Nessas regiões, segundo a ONS, as cargas interrompidas foram restabelecidas em cerca de 20 minutos. Regiões de São Paulo e do Rio de Janeiro foram algumas das localidades impactadas.

Em Fortaleza, o fornecimento de energia começou a ser retomado por volta das 18h, cerca de 2h15 após o início do apagão, mas apresenta oscilações e novas quedas. A Enel Distribuição Ceará informa que a eletricidade voltou em todos os municípios do Estado afetados até as 20h54, "à medida que o Operador Nacional do Sistema (ONS) retomava as cargas de energia elétrica".

Em Alagoas, o fornecimento também começou a ser normalizado gradativamente às 18h, segundo a companhia local, Eletrobras. Em nota, a empresa afirma que o apagão afetou todos os municípios alagoanos.

A situação da recomposição no Nordeste era esta às 18h55:

    Teresina: 50% da carga religada
    Recife: 50% da carga religada
    João Pessoa: 15% da carga religada
    Maceió: 20% da carga religada
    Salvador: 30% da carga religada
    Aracaju: 25% da carga religada
    Natal: 20% da carga religada

Causa

Segundo a ONS, uma falha em um disjuntor da subestação de Xingu, que é responsável pelo escoamento de praticamente toda a geração da usina de Belo Monte, desencadeou o apagão. As causas da falha no disjuntor, que afetou mais de 70 milhões de pessoas, estão sendo apuradas e devem ser conhecidas em 10 a 15 dias

Ceará

Em Fortaleza, moradores de vários bairros como Sapiranga, Papicu, Aldeota, Parque Manibura, Cidade dos Funcionários e Cidade 2000 informaram queda no serviço. Semáforos na Praia de Iracema, Aldeota, Bezerra de Menezes, Domingos Olímpio e Av. Beira-Mar ficaram apagados.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que 670 semáforos, dos 850 de Fortaleza, apresentaram defeito. Os outros 180 seguiram funcionando com o auxílio de 'nobreak'.

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, na Capital, registrou 10 minutos sem energia. Estacionamento, escadas rolantes e elevadores ficaram sem operação.
Continue lendo...

Com DN/Cidade




Nenhum comentário: