Ceará Acontece: Eleitores que não votaram nem justificaram a ausência às urnas nos três últimos pleitos precisam regularizar situação eleitoral e evitar cancelamento do título

sábado, 9 de março de 2019

Eleitores que não votaram nem justificaram a ausência às urnas nos três últimos pleitos precisam regularizar situação eleitoral e evitar cancelamento do título


Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência às urnas nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares) – sendo cada turno considerado uma eleição – já podem procurar a Justiça Eleitoral e evitar o cancelamento do título. O prazo iniciou na última quinta-feira e segue até o dia 6 de maio. Para regularizar a situação, além de pagar as multas, o eleitor terá de comparecer a um cartório eleitoral munido de documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral, se o possuir.

Mais de 2,6 milhões de pessoas estão em situação eleitoral irregular. Desde o dia 20 de fevereiro, os cartórios eleitorais de todo o país começaram a divulgar a lista com o nome desses eleitores. A consulta dos dados eleitorais também pode ser feita no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bastar informar o nome completo e a data de nascimento.

O eleitor que acompanha o TSE nas redes sociais (Facebook e Twitter) e no Google Assistant pode utilizar o chatbot para checar a regularidade do título. O robô virtual direciona o usuário diretamente à página de consulta. O assistente on-lineoferece, ainda, serviços como emissão da Certidão de Quitação Eleitoral e download do e-Título.
*Sobral de Prima



Nenhum comentário: