Ceará Acontece: Em hibernação desde 2016, usina de biodisel em Quixadá continua à venda

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Em hibernação desde 2016, usina de biodisel em Quixadá continua à venda


A usina tinha capacidade de fabricar até 108,6 milhões de litros de biodiesel.
Desativada em 2016, no plano de desinvestimento da Petrobras que promoveu o desmonte dos empreendimentos da empresa no Ceará, a Usina de Biodiesel de Quixadá tinha três grandes grupos interessados em reativá-la - dois dos quais são internacionais, mas as negociações com o governo não avançaram.

A usina de Quixadá operou entre outubro de 2008 e outubro de 2016 quando a unidade foi colocada em hibernação pela direção da PBio. Nesses oito anos de atividade ela fabricou um total de 540,3 milhões de litros de biodiesel.

Quanto à capacidade de produção, a Usina de Biodiesel de Quixadá pode fabricar até 108 milhões de litros do combustível anualmente, segundo consta no perfil da indústria quando inaugurada. Além disso, eram empregados diretamente 200 profissionais de mão de obra qualificada e mais outras centenas de postos indiretos gerados pela cadeia de fornecimento de insumos.

Conforme informações colhidas pelo Acontece, com o fechamento da Usina em 2016, os empregados próprios seriam transferidos para as outras duas unidades da Petrobras Biocombustível e os empregados cedidos realocados em outras unidades da Petrobras.


Nenhum comentário: