Ceará Acontece: Saiba que serviços o Detran segue disponibilizando virtualmente

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Saiba que serviços o Detran segue disponibilizando virtualmente


Solicitação da segunda via da CNH e emissão do CRLV Digital estão entre os serviços disponíveis pelo site do órgão- Foto: divulgação governo do Estado
Diante da pandemia do novo coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) transferiu parte dos serviços presenciais para serem realizados de forma online. Entre eles estão solicitação da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da CNH definitiva e emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de veículo (CRLV) Digital. De acordo com o órgão, o objetivo é oferecer mais praticidade e evitar que as pessoas saiam de casa, gerando aglomerações.

Conforme o órgão, somente para o Certificado de Registro e Licenciamento de veículo (CRLV) Digital, o site do Detran já registrou mais de 140 mil downloads do documento durante a pandemia. Já a segunda via da CNH pela Internet, lançada em maio deste ano, já teve mais de 4.000 emissões.

Por meio do site do Detran, é possível também realizar agendamento para serviços presenciais nos postos de atendimento, emissão de taxas e boletos de licenciamento, emplacamento e vistoria de veículo, emissão de segunda via de documentos e renovação da CNH.

Como solicitar a segunda via da CNH pela Internet

Para solicitar, é necessário acessar a Central de Serviço, no menu “Serviços” do site, e na aba “Habilitação”, você irá encontrar a opção “2ª Via CNH”. Basta preencher os campos com os dados solicitados e depois clicar em “Confirmar”. Em seguida, confirme o endereço de entrega da sua CNH. Após o pagamento da taxa, a CNH será enviada para a residência cadastrada pelo usuário.
Retorno gradual

Desde 16 de junho deste ano, o Detran Ceará iniciou a retomada gradual do seu atendimento presencial em Fortaleza. A primeira fase do atendimento segue em quatro postos de atendimento localizados nos shoppings Riomar Fortaleza, Iguatemi e também nos bairros de Messejana e São Gerardo.

O serviço ofertado, neste primeiro momento, é apenas a renovação simples da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um dos mais procurados pelos usuários durante o período de isolamento social e será realizado somente mediante agendamento prévio no site do Detran-CE.

Problemas com o site

Durante esta semana, usuários reportaram problemas em acessar o site do Detran, em específico na área de emissão de taxas e boletos. Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-Ceará) informou que registrou apenas uma pequena lentidão na manhã da terça-feira, 11, entre 8h24min e 8h30min e que não houve registros de queda na internet que pudesse ter impedido a emissão de taxas e dos demais serviços disponíveis no site do órgão. De acordo com o departamento, nesta sexta-feira, 14, todos os serviços estão operando normalmente.
*Com informações via OPOVO


Nenhum comentário: