Ceará Acontece: Ausência em debate rende notas de Oscar Rodrigues e DCE/UVA e crítica de Ivo Gomes

sábado, 24 de outubro de 2020

Ausência em debate rende notas de Oscar Rodrigues e DCE/UVA e crítica de Ivo Gomes


A Universidade Estadual do Acaraú, em parceria com a União Nacional dos Estudantes (UNE) de Sobral e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), promoveria nesta quinta-feira (22), um debate entre os candidatos a prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT) e Oscar Rodrigues (MDB), no Campus CCS da UVA. O debate é tradicional na cidade, onde os candidatos respondem a perguntas dos estudantes e mostram suas propostas para o futuro governo do município. De acordo com o DCE, o debate foi registrado no TSE com o número 021479/2020.

 

Marcado para as 19 horas, o debate não foi realizado devido a ausência do candidato do emedebista, Oscar Rodrigues, que justificou por meio de sua assessoria a existência de um compromisso anterior a ser realizado no mesmo horário. O atual prefeito de Sobral e candidato à reeleição, Ivo Gomes esteve presente, aguardou a leitura da nota de esclarecimento enviada pela equipe de seu adversário, assinada pelo deputado federal Moses Rodrigues (MDB), e lamentou a ausência de Oscar.

 

''O meu adversário arrumou um desculpa de última hora... Estou aqui pois tenho consideração pela UVA, que um dos patrimônios históricos da cidades... Tô fazendo a minha parte. Estou fazendo uma campanha limpa, de alto nível, sem ataques. Até mesmo o meu adversário que gosta tanto de atacar, que até mesmo numa nota pra dar uma desculpa esfarrapada de que não veio, me ataca e é uma coisa tão impressionante que ele ataca um grupo que transformou Sobral em uma cidade universitária. Eu só tenho a lamentar, pois quem perde é Sobral", disse Ivo Gomes ao sair do auditório do Campus CCS da UVA.


Nas redes sociais defensores de Oscar alegaram politicagem na organização do debate fazendo alusão à união dos organizadores com a campanha do candidato Ivo Gomes. Através de nota (confira abaixo na íntegra), o DCE/UVA, afirmou não ter nenhuma ligação política com os candidatos e que a intenção em realizar o debate foi de oportunizar a comunidade acadêmica da UVA e a sociedade sobralense em geral um debate onde os candidatos possam apresentar suas propostas para a cidade e responder os questionamentos apontados.

 

Confira a nota do DCE/UVA abaixo, na íntegra:

 

Nota sobre o debate entre os candidatos à prefeitura de Sobral, proposto pelo DCE da Universidade Estadual Vale do Acaraú em parceria com a União Nacional dos Estudantes

Ver essa foto no Instagram

*Nota sobre o debate entre os candidatos à prefeitura de Sobral, proposto pelo DCE da Universidade Estadual Vale do Acaraú em parceria com a União Nacional dos Estudantes* As eleições de 2020 se aproximam, e a necessidade de que haja o debate de propostas e planos para as cidades é urgente. Nesse sentido, o Diretório Central dos Estudantes da UVA, por defender os espaços de debate democráticos, convocou, em parceria com a UNE, um debate com os candidatos à prefeitura de Sobral: Ivo Gomes (PDT) e Oscar Rodrigues (MDB), os candidatos foram convidados com bastante antecedência e não havia tido nenhuma não confirmação, o debate também foi registrado em cartório eleitoral. Na ocasião, o candidato Oscar Rodrigues (MDB), poucos minutos antes do início informou que não iria comparecer e a equipe de sua coligação escreveu uma nota explicando os motivos e propondo outro momento para o debate. Dessa forma, foi inviável que o debate ocorresse com a presença de apenas um dos candidatos à prefeitura. Em tempo: O Diretório Central dos Estudantes da UVA não tem nenhuma ligação política com os candidatos, e a intenção em realizar o debate é de oportunizar a comunidade acadêmica da UVA e a sociedade sobralense em geral de um debate onde os candidatos possam apresentar suas propostas para a cidade e responder os questionamentos apontados. _Diretório Central dos Estudantes da UVA, 22 de Outubro, Sobral - CE._

Uma publicação compartilhada por DCE UVA | GESTÃO 2019/2020 (@dceuva) em

 

As eleições de 2020 se aproximam, e a necessidade de que haja o debate de propostas e planos para as cidades é urgente. Nesse sentido, o Diretório Central dos Estudantes da UVA, por defender os espaços de debate democráticos, convocou, em parceria com a UNE, um debate com os candidatos à prefeitura de Sobral: Ivo Gomes (PDT) e Oscar Rodrigues (MDB), os candidatos foram convidados com bastante antecedência e não havia tido nenhuma não confirmação, o debate também foi registrado em cartório eleitoral.

 

Na ocasião, o candidato Oscar Rodrigues (MDB), poucos minutos antes do início informou que não iria comparecer e a equipe de sua coligação escreveu uma nota explicando os motivos e propondo outro momento para o debate. Dessa forma, foi inviável que o debate ocorresse com a presença de apenas um dos candidatos à prefeitura.

 

Em tempo: O Diretório Central dos Estudantes da UVA não tem nenhuma ligação política com os candidatos, e a intenção em realizar o debate é de oportunizar a comunidade acadêmica da UVA e a sociedade sobralense em geral de um debate onde os candidatos possam apresentar suas propostas para a cidade e responder os questionamentos apontados.

 

Diretório Central dos Estudantes da UVA, 22 de Outubro, Sobral - CE.

 

Confira a nota do candidato Oscar Rodrigues (MDB), na íntegra:

 

Nota de esclarecimento sobre participação do Professor Oscar Rodrigues nos debates

 

A Coligação Pra Mudar Sobral de Verdade vem informar que tem interesse em participar de todos os debates, pois é uma das formas mais democráticas de conhecer as propostas dos candidatos. O confronto de ideias é salutar para a democracia.

 

Este, promovido pela UNE e pelo DCE, não contará com nossa presença, haja vista que temos compromissos anteriores.

 

Sugerimos uma nova data – 6 de novembro – e que essa instituição formate o debate conforme preconizado pela legislação eleitoral. Que seja realizado com a presença de poucas pessoas para evitar aglomeração e seguir as regras sanitárias: apenas os candidatos e poucos assessores. Pode ser transmitido via online.

 

O candidato a prefeito, Oscar Rodrigues, ao longo de seus 45 anos de trabalho e, sobretudo, nas últimas duas décadas, tem contribuído para a consolidação de Sobral como Cidade Universitária. Todavia é notório que, nestes 24 anos deste grupo político, a cidade vem sendo esquecida e maltratada pelo Governo Municipal e Estadual, que certamente não terão desculpas pelos descasos apresentados nos últimos anos de gestão.

 

Apresentamos várias propostas de melhorias para os estudantes universitários, aproveitando a experiência de Professor da UVA (aposentado) e de Reitor do Centro Universitário INTA-UNINTA (licenciado) do candidato a prefeito Oscar Rodrigues, buscaremos contemplar todos, preferencialmente os menos favorecidos, independentemente de sua IES:

 

- Urbanizar e revitalizar os ambientes externos das instituições, garantindo segurança na circulação de estudantes e professores, especialmente à UVA (Campus da Betânia, Derby e Junco), IFCE, além da UFC (Campus do Derby e Mucambinho), para evitar os assaltos que vem ocorrendo nas redondezas.

- Criar a linha integrada de Transporte Universitário, passando pelos principais bairros da periferia e centro, antes e depois das aulas.

- Fortalecer parcerias que garantam meia-entrada em eventos no Município de Sobral.

- Garantir incentivos fiscais às empresas que ofereçam estágios remunerados aos estudantes universitários.

- Realizar parcerias com as Empresas Juniores, incentivando a inovação e engajamento estudantil, fomentando boas práticas e inclusão no mercado de trabalho.

- Fortalecer a REDENIT municipal, implementando políticas de tecnologia e inovação, dentre outras.

Sobral precisa mudar e mudar para melhor a vida das pessoas. O melhor ainda está por vir.  Sobral, 22 de outubro de 2020. MOSES HAENDEL MELO RODRIGUES. Representante da Coligação Pra Mudar Sobral de Verdade.

Ver essa foto no Instagram

Nota de esclarecimento sobre participação do Professor Oscar Rodrigues nos debates A Coligação Pra Mudar Sobral de Verdade vem informar que tem interesse em participar de todos os debates, pois é uma das formas mais democráticas de conhecer as propostas dos candidatos. O confronto de ideias é salutar para a democracia. Este, promovido pela UNE e pelo DCE, não contará com nossa presença, haja vista que temos compromissos anteriores. Sugerimos uma nova data – 6 de novembro – e que essa instituição formate o debate conforme preconizado pela legislação eleitoral. Que seja realizado com a presença de poucas pessoas para evitar aglomeração e seguir as regras sanitárias: apenas os candidatos e poucos assessores. Pode ser transmitido via online. O candidato a prefeito, Oscar Rodrigues, ao longo de seus 45 anos de trabalho e, sobretudo, nas últimas duas décadas, tem contribuído para a consolidação de Sobral como Cidade Universitária. Todavia é notório que, nestes 24 anos deste grupo político, a cidade vem sendo esquecida e maltratada pelo Governo Municipal e Estadual, que certamente não terão desculpas pelos descasos apresentados nos últimos anos de gestão. Apresentamos várias propostas de melhorias para os estudantes universitários, aproveitando a experiência de Professor da UVA (aposentado) e de Reitor do Centro Universitário INTA-UNINTA (licenciado) do candidato a prefeito Oscar Rodrigues, buscaremos contemplar todos, preferencialmente os menos favorecidos, independentemente de sua IES: - Urbanizar e revitalizar os ambientes externos das instituições, garantindo segurança na circulação de estudantes e professores, especialmente à UVA (Campus da Betânia, Derby e Junco), IFCE, além da UFC (Campus do Derby e Mucambinho), para evitar os assaltos que vem ocorrendo nas redondezas. - Criar a linha integrada de Transporte Universitário, passando pelos principais bairros da periferia e centro, antes e depois das aulas. - Fortalecer parcerias que garantam meia-entrada em eventos no Município de Sobral. - Garantir incentivos fiscais às empresas que ofereçam estágios remunerados aos estudantes universitários. (Continua no primeiro comentário)

Uma publicação compartilhada por Oscar Rodrigues (@droscarrodrigues) em

*SPN

Nenhum comentário: