Ceará Acontece: Projeto promove curso gratuito de capoeira na cidade da Granja, Ceará

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Projeto promove curso gratuito de capoeira na cidade da Granja, Ceará

 

O curso, que é gratuito, conta com parceria do grupo de Capoeira Cadência, que a mais 10 anos desenvolve projetos de capoeira na cidade.

Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2021, ocorreu, na modalidade hibrida (presencial e online), o curso de iniciação à capoeira através do projeto Capoeira: nosso patrimônio, na cidade da Granja-CE, sob a coordenação geral do capoeirista José Leonardo da Silva Lopes.

A capoeira é uma manifestação popular brasileira, extremamente rica em movimentos corporais. Na Granja, a capoeira faz parte do calendário cultural e é ensinada nas praças, quadras escolares ou espaços de instituições não governamentais. Com a pandemia os capoeiristas tiveram suas atividades impactadas, mas isso não foi motivo para abandonar a luta.

Aulas remotas, palestra e aulões virtuais foram algumas formas encontradas pelos capoeiristas para manter a cultura viva. No curso os participantes vão trocar experiências e aprender sobre a arte da capoeira a partir dos fundamentos básicos, da consciência física e mental, da musicalidade, compreendendo a capoeira como desenvolvimento cultural e social.

O projeto Capoeira: nosso patrimônio foi contemplado no edital de Patrimônio Cultural do Ceará – Lei Aldir Blanc, e é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020.

O curso, que é gratuito, conta com parceria do grupo de Capoeira Cadência, que a mais 10 anos desenvolve projetos de capoeira na cidade.

Para mais informações acesso ao site do projeto neste link: https://bit.ly/2NCxkQf                              



                                                                                                                       

Nenhum comentário: