Ceará Acontece: Deputado Federal Célio Studart propõe lei que institui o Dia Nacional do Jumento

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Deputado Federal Célio Studart propõe lei que institui o Dia Nacional do Jumento

Segundo o parlamentar um dos objetivos é homenagear o Padre Antônio Vieira que atuou como defensor dos jumentos no Brasil

O deputado federal Célio Studart (PV) apresentou, nesta semana, um projeto de lei que institui o Dia Nacional do Jumento. A matéria ainda aguarda o despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Se o texto for aprovado, a comemoração ocorrerá em 13 de maio e passará a constar do Calendário Oficial. O parlamentar ainda ressalta que já existe o Dia Mundial do Jumento, celebrado no dia 8 de maio.


Segundo Studart, o projeto tem dois objetivos: 


1️⃣ Homenagear o Padre Antônio Vieira (foto 2), que atuou como defensor dos jumentos no Brasil. O religioso é autor do livro "O Jumento, Nosso Irmão" e chegou a enviar carta ao então presidente Fernando Henrique Cardoso, solicitando a instituição da data. O pedido nunca foi atendido.

2️⃣ Sensibilizar a população sobre a importância de proteger os jumentos. Segundo Célio, a espécie corre risco de extinção e sofre com transporte irregular, confinamento e abate para exportação de sua pele, maus tratos, privação de água e de cuidados veterinários.


"Tendo em vista a imensa relevância dessa matéria, e mais, a necessidade de conscientizar a população quanto à proteção dessa espécie tão importante para o Brasil e tão negligenciada, gostaria de fazer um apelo aos nobres colegas para a rápida aprovação do projeto", pediu o parlamentar cearense.

(Fotos: Reprodução/Câmara Legislativa e Reprodução/Internet)

*J.Jangadeiro



Nenhum comentário: