Ceará Acontece: Governo do Ceará lança Programa CNH Popular 2021, com 25 mil vagas

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Governo do Ceará lança Programa CNH Popular 2021, com 25 mil vagas

 

Na divisão, serão 20 mil vagas para o Interior do Estado e 5 mil para Fortaleza,  nas categorias A (moto) e B (automóvel) – Foto: divulgação/Detran

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira, 13, o programa CNH Popular 2021. A meta é beneficiar os cearenses com 25 mil com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com vistas às pessoas de baixa renda.

 

“Quase 140 mil cearenses foram beneficiadas em todo o estado do Ceará”, destacou o governador Camilo Santana, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais.  Ao todo, foram contempladas 139.665 pessoas desde 2009, quando foi criado o programa. Para o novo ano do programa, as inscrições podem ser feitas por meio do site oficial do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

 

A iniciativa deverá ofertar gratuitamente a obtenção da CNH nas categorias A (moto) ou B (automóvel), sendo 20 mil vagas para o Interior do Estado e 5 mil para Fortaleza. “Nós damos o capacete gratuito para quem tirar habilitação de moto, como forma de salvar vidas e evitar acidentes graves”, destacou o chefe do Executivo Estadual. Com ele, estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), Evandro Leitão, o secretário de infraestrutura, Lúcio Gomes, e o superintendente do Detran-CE, Maximiliano Quintino.

 

Critérios de participação

 

Dentre outros critérios, o número de carteiras disponibilizadas para cada município será proporcional ao contingente populacional. O município também precisa ter a própria autarquia de trânsito ou ter processo ou pedido em aberto para municipalização do trânsito local. Por fim, será considerada a quantidade de veículos registrados pela quantidade de pessoas já habilitadas.

 

Já para os beneficiários, as regras serão aos seguintes: ser contemplado com o programa Bolsa Família; ser pessoa com deficiência (PCD); e pessoas egressas do Sistema Prisional do Estado. Após aprovação do cadastro, será agendada a comissão para onde os candidatos serão devidamente direcionados pelo Detran para as autoescolas, que serão responsáveis pela preparação dos respectivos alunos do programa.

 


Nenhum comentário: