Ceará Acontece: CEARÁ TEM 40% DE CHANCES DE CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA NO PRÓXIMO TRIMESTRE

domingo, 24 de fevereiro de 2013

CEARÁ TEM 40% DE CHANCES DE CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA NO PRÓXIMO TRIMESTRE



A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nesta sexta-feira (22) novo prognóstico da quadra chuvosa para o Ceará. Segundo o órgão, o estado permanece com maior probabilidade de chover abaixo da média histórica.

Segundo a Funceme, as chances de o estado ter chuva abaixo da média em março, abril e maio são de 40%. Para a categoria em torno da normal, foi apontada uma probabilidade de 35%, e há ainda 25% de probabilidade de chover  acima da normal no período.

Os meteorologistas afirmam ter analisado as condições termodinâmicas dos oceanos, principalmente o Atlântico, e da atmosfera. “Notamos que houve uma leve melhoria nas condições do Atlântico, mas, apesar disso, devemos ter precipitações abaixo da normal no período entre março, abril e maio no Ceará. É importante ressaltar também que é característica de anos como este uma irregularidade temporal e espacial das chuvas”, informa Meiry Sakamoto, gerente do Núcleo de Meteorologia da Funceme.
Previsão anterior

No dia 25 de janeiro, a Funceme havia divulgado probabilidade de 45% de chuvas abaixo da normal para fevereiro, março e abril, ou seja, diferente dos 40% divulgados nesta sexta-feira. Segundo o órgão, a diferença se deve à leve melhora nas condições do Oceano Atlântico e ao fato de que as duas previsões apontam para períodos diferentes. Em Janeiro abrangia os meses de fevereio, março e abril; já a de fevereiro se refere aos meses de março, abril e maio.

Fonte: g1.globo.com/ce


Nenhum comentário: