Ceará Acontece: 294 AUTOESCOLAS CREDENCIADAS PELO DETRAN DO CEARÁ NÃO INSTALARAM O SIMULADOR DE DIREÇÃO.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

294 AUTOESCOLAS CREDENCIADAS PELO DETRAN DO CEARÁ NÃO INSTALARAM O SIMULADOR DE DIREÇÃO.

Conforme a resolução 444, de 25 de junho de 2013. O Simulador de direção veicular será obrigatório a partir de janeiro de 2014 em todo o país, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Porém, nenhuma das 294 autoescolas credenciadas pelo Detran do Ceará instalaram o simulador de direção, em razão disso o Detran não pode adequar o sistema aos simuladores, principalmente a biometria que é essencial para o controle da carga horária de 5 horas, conforme a resolução do CONTRAN.

Segundo informações obtidas pelo blog o simulador de direção veicular custa em média 30 mil reais e o uso do equipamento será obrigatório para todos os centros de formação, mas não necessariamente todas as autoescolas precisam possuir o equipamento.

Os candidatos que abriram em dezembro o processo nas autoescolas para obter a sua primeira Carteira Nacional de Habilitação podem realizar em qualquer dia de janeiro de 2014, sem nenhum atropelo, seus exames iniciais. São os exames médico e psicotécnico, além do registro dos dados biométricos (digitais dos 10 dedos das mãos) e da foto do rosto.

Todos os candidatos que se encontram nessa situação (iniciaram o processo no mês de dezembro de 2014), poderão obter a sua primeira CNH sem nenhum acréscimo no valor atualmente cobrado pelas autoescolas.

A resolução determina que a partir de processos abertos em 1º janeiro de 2014 serão cobradas as 5 horas no simulador. Dessa forma, os processos abertos até 31 de janeiro permanecem geridos pelas regras atuais. Por isso, nenhuma autoescola está em condições de cobrar pelo serviço do simulador que não pode ser ofertado. O Detran comunicou esse assunto oficialmente ao Denatran.

AULAS COM SIMULADOR VEICULAR

O aparelho possuirá um conteúdo didático abordando desde conceitos básicos de condução como: passagem de marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e como dirigir em situações de risco. Além disso, o equipamento registrará no monitor, em local que não prejudique a continuidade da atividade de ensino, as infrações de trânsito porventura cometidas pelo aluno. Ao final de cada aula, o simulador de direção veicular relacionará as infrações de trânsito cometidas pelo aluno de acordo, com o Código de Trânsito Brasileiro.

Após a conclusão e aprovação no curso teórico, o aluno terá de realizar cinco horas-aula de 30 minutos com o uso do simulador veicular, que funcionará como uma prévia das aulas práticas. O simulador vai colocar o condutor em diversas situações que possivelmente ocorrerá quando ele estiver no trânsito.



Nenhum comentário: