Ceará Acontece: SEIS ESTUDANTES REPRESENTARÃO O BRASIL NA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

sábado, 5 de julho de 2014

SEIS ESTUDANTES REPRESENTARÃO O BRASIL NA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA



Seis estudantes brasileiros embarcam neste sábado (5) com destino à Cidade do Cabo, na África do Sul, para disputar a Olimpíada Internacional de Matemática. A previsão é que cerca de 600 jovens de mais de 100 países participem do evento. A competição começou hoje e vai até o dia 13 de julho.

As provas da olimpíada estão marcadas para os dias 8 e 9 de julho. Em cada um dos dois dias, os estudantes terão quatro horas e meia para resolver três problemas de matemática, que abrangem disciplinas como álgebra, teoria dos números, análise combinatória e geometria.

Os estudantes brasileiros foram selecionados entre os vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática de 2013. Para integrar a equipe, passaram por um processo de seleção que incluiu uma bateria de provas e listas de exercícios resolvidas ao longo de seis meses, além de considerar a pontuação conquistada na disputa nacional.

A Olimpíada Internacional de Matemática é considerada o maior concurso de resolução de cálculos para estudantes do ensino médio do mundo. Promovida desde 1959 durante o mês de julho, sempre em um país diferente, a competição envolve a participação de estudantes entre 14 e 19 anos de idade, que resolvem provas de matemática em dois dias consecutivos.

O Brasil participa da competição desde 1979, e acumula 105 medalhas, sendo nove de ouro, 30 de prata e 66 de bronze, o que o torna o país latino-americano com maior número de premiações. Na competição do ano passado, a equipe brasileira conquistou três medalhas de prata, uma de bronze e duas menções honrosas.

A equipe que vai para a Cidade do Cabo é formada por Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Murilo Corato Zanarella (SP), Alessandro de Oliveira Pacanowski (RJ), Victor Oliveira Reis (PE), Daniel Lima Braga (CE) e Alexandre Perozim de Faveri (SP). A equipe será acompanhada pelos professores Onofre Campos da Silva Farias (CE) e Samuel Barbosa Feitosa (BA). Antes da viagem, eles ficaram concentrados em São José do Rio Preto (SP), onde fizeram treinamento intensivo de preparação para a competição.

Agencia Brasil

Nenhum comentário: