Ceará Acontece: APLICAÇÃO DO SPAECE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL TEM INÍCIO NESTA TERÇA (02) EM MARTINÓPOLE.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

APLICAÇÃO DO SPAECE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL TEM INÍCIO NESTA TERÇA (02) EM MARTINÓPOLE.


Alunos da Rede de Ensino de Martinópole - Foto: SME

De 1º a 5 de dezembro, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) realizará aplicação dos testes de proficiência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) em 2014, sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

No município de Martinópole a aplicação para o Ensino Fundamental acontece nos dias 02 e 03 de dezembro, ocasião na qual os alunos dos 2º, 5º e 9º anos são avaliados, e também os do 2º segmento da EJA. Estima-se o envolvimento de mais de 1.200 estudantes na avaliação em Martinópole e mais de 550 mil em todo país.

São avaliados o nível de leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que corresponde ao Spaece-Alfa, e as competências e as habilidades nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática para as demais etapas de escolaridade.

Além dos testes, o Spaece integra também a aplicação de questionários a alunos, professores e diretores, visando traçar um perfil educacional e socioeconômico dos envolvidos a fim de associar o desempenho dos alunos às variáveis contextuais.

O primeiro momento aconteceu de 24 a 28 de novembro sendo avaliados os alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e dos 1º e 2º períodos do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de ensino do Ceará.
 

Sobre o Spaece
Implementado em 1992, o Spaece tem como objetivo oferecer subsídios para o acompanhamento e a formulação das políticas educacionais do Ceará, servindo como ferramenta para diagnosticar os resultados escolares e prestar contas sobre a qualidade do ensino público no estado.
Em 2007, a Seduc ampliou a abrangência do Spaece, que passou a avaliar a fase de alfabetização escolar e as três séries do Ensino Médio. Dessa forma, o Spaece concentra-se atualmente em três focos: Avaliação da Alfabetização (Spaece-Alfa), Avaliação do Ensino Fundamental e Avaliação do Ensino Médio – incluindo a EJA nessas duas últimas modalidades.

Informações CAEd/UFJF - Imagem - SME de  Martinópole


Nenhum comentário: