Ceará Acontece: ALERTA! ALÉM DE INVEJA, O FACEBOOK PODE CAUSAR DEPRESSÃO, APONTA ESTUDO

quinta-feira, 5 de março de 2015

ALERTA! ALÉM DE INVEJA, O FACEBOOK PODE CAUSAR DEPRESSÃO, APONTA ESTUDO



Cientistas da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, resolveram investigar como o Facebook pode afetar a saúde mental das pessoas e descobriram que os milhares de "likes" e "compartilhamentos" podem levar a sintomas de depressão por conta da inveja que desperta em certos usuários.

Os pesquisadores descobriram que postagens sobre férias caras, novas casas e carros ou relacionamentos felizes podem evocar sentimentos de inveja e desencadear comparações.

 O perfil ao lado entrou para uma lista do site ''Mashable'' que mostra o estilo de vida dos ricos do Instagram. O usuário chamado Alexander Pod gosta de tirar fotos em que um enorme maço de dinheiro simula um telefone celular. Na legenda, ele escreveu: ''Tive de fazer uma rápida ligação no ar''.


"O Facebook pode ser uma atividade divertida e saudável se o usuário aproveitar o site para ficar conectado com a família, velhos amigos e partilhar aspectos interessantes e importantes de suas vidas", disse Margaret Duffy, professora da Escola de Jornalismo da universidade e uma das autoras do estudo.

"Mas, se o Facebook for usado para ver quão bem um conhecido está financeiramente ou quão feliz está um velho amigo em seu relacionamento, coisas que causam inveja entre os usuários, o uso pode levar a sentimentos de depressão", disse.

Para seu estudo, Duffy e Edson Tandoc, professor assistente na Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, entrevistaram mais de 700 universitários internautas. A análise dos dados mostrou que parte daqueles que se dedicam ao que eles chamam de "vigilância" também apresentam sintomas de depressão, enquanto aqueles que usam o site simplesmente para ficar conectados não sofrem efeitos negativos.

"É importante que os usuários do Facebook estejam cientes desses riscos, para que possam evitar esse tipo de comportamento quando usarem a rede social", diz Duffy.

FONTE: UOL 

Nenhum comentário: