Ceará Acontece: SEMANA DE ALISTAMENTO DO JOVEM ELEITOR COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA

domingo, 15 de novembro de 2015

SEMANA DE ALISTAMENTO DO JOVEM ELEITOR COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA



A Justiça Eleitoral desenvolve, entre os dias 16 e 20 de novembro, a Semana de Alistamento do Jovem Eleitor. A campanha convida os adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, a procurar um cartório eleitoral para tirar seu título. O movimento também tem como objetivo antecipar o alistamento eleitoral, evitando transtornos no período final de alistamento, no caso, entre abril e maio de 2016.

Em Martinópole, os jovens devem procurar o Cartório Eleitoral da 025ª Zona Eleitoral, a Rua Valdemiro Cavalcante, s/n, Granja -CE. O expediente funciona das 8h às 14h.

 Saiba mais

Para tirar o primeiro título de eleitor, basta comparecer ao cartório eleitoral da sua região, levando um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. Além da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, os interessados em votar nas Eleições Municipais de 2016 podem se alistar na Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio do ano que vem, 151 dias antes do pleito.

Os jovens de 16 e 17 anos não são obrigados a votar, mas já têm o direito garantido pela Constituição Federal. Em seu artigo 14, a Carta Magna estabelece que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos” e que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.

Os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016 (data do primeiro turno das eleições municipais), também poderão escolher os seus representantes. No entanto, só poderão tirar seu primeiro título no ano que vem.

Conheça o endereço e telefone para contato do cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor da sua cidade, acessando aqui.
Para obter informações de outras unidades da Federação acesse o Portal da Justiça Eleitoral (http://www.justicaeleitoral.jus.br/).


Obs.: Apesar da Campanha ser nacional, não encontramos informações no portal do TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ que tratasse do assunto neste ano.

Com informações:  TSE



Nenhum comentário: