Ceará Acontece: CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ ASSINAM ACORDO PARA DIVULGAÇÃO DE JERI, LENÇÓIS E DELTA DO PARNAÍBA

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ ASSINAM ACORDO PARA DIVULGAÇÃO DE JERI, LENÇÓIS E DELTA DO PARNAÍBA



A Rota das Emoções, conhecida por sua tripla dose em emoção com muita aventura, praia e ecoturismo, volta a ter um órgão de fomento a partir da decisão de reativar a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS).

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e os governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e do Piauí, Wellington Dias (PT), assinaram um contrato de rateio para a reativação da ADRS, criada para desenvolver o turismo da Rota. A entidade é um consórcio público que compõe destinos dos três estados.

A assinatura inicia as ações para a efetiva retomada do desenvolvimento do roteiro que abrange paraísos naturais e passa por 14 cidades dos três estados. A atuação da agência compreende a promoção e o apoio à comercialização de produtos turísticos, a qualificação da mão de obra do setor e o fortalecimento dos municípios integrantes.

“Estamos falando de regiões – Jeri, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses – que estão entre as mais belas do planeta. De forma integrada, podemos transformá-las entre as mais visitadas também”, destacou o governador Camilo Santana.

A efetivação do contrato foi  resultado das discussões iniciadas durante o Salão da Rota das Emoções, em Jericoacoara, em 2015. Em setembro, o Maranhão sediou o encontro de apresentação do novo plano de ação da agência, que é braço executivo do Consórcio Público do Norte dos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, criado em 2007.

O roteiro que liga os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, apresenta ecossistema variado, formando mares de ondas perfeitas, próprias para a prática do surfe, windsurfe, kitesurfe, entre outros esportes náuticos. Toda a rota está em uma região conservada que virou pra obrigatória para os amantes do ecoturismo, do turismo de aventura e dos esportes ao ar livre.

Rota das Emoções

A Rota das Emoções envolve paraísos naturais como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

Em 2009, foi eleita o Melhor Roteiro Turístico do país, concedido pelo Ministério do Turismo, durante o 4º Salão do Turismo, maior evento turístico da América Latina.
turístico da América Latina.

A rota tem uma extensão de cerca de 400 quilômetros e é formada por 14 municípios dos litorais maranhense, piauiense e cearense. Começa na cidade de Barreirinhas (MA) e termina em Jijoca de Jericoacoara (CE), integrando os municípios cearenses de Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. No Maranhão, as cidades são Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. Já no Piauí, Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia estão no roteiro.

Saiba mais acessando AQUI 
 
Via Tribuna do Ceará



Nenhum comentário: