Ceará Acontece: TCE-CE: CÂMARAS DE MARTINÓPOLE, CAMOCIM E BARROQUINHA ESTÃO COM TRANSPARÊNCIA IRREGULAR

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

TCE-CE: CÂMARAS DE MARTINÓPOLE, CAMOCIM E BARROQUINHA ESTÃO COM TRANSPARÊNCIA IRREGULAR

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) divulgou a relação das Prefeituras e Câmaras municipais em situação irregular com a Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009). O TCE, no uso de suas atribuições legais, realiza o acompanhamento mensal nos sítios eletrônicos e Portais da Transparência dos Poderes Executivo e Legislativo municipais.

Segundo consulta realizada pela corte em setembro, as câmaras dos municípios de Martinópole, Camocim e Barroquinha estão em situação irregular, destes, Barroquinha encontra-se também com o sítio da Prefeitura com transparência irregular. Veja:
Captura de tela / Imagem: TCE
No Ceará, foi constatado que os portais de 11 prefeituras e 53 câmaras municipais estão em desacordo com a norma. O descumprimento dos prazos previstos impede, até que a situação seja regularizada, que o ente da Federação receba transferências voluntárias e contrate operações de crédito, exceto as destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da dívida mobiliária.

No monitoramento realizado verifica-se o cumprimento de três indicadores: Gestão Fiscal (GF), Padrão Mínimo de Qualidade (PMQ) e Tempo Real (TR), os quais se baseiam na legislação. Em data não divulgada e aleatória, são visitados mensalmente os portais de transparência municipais para examinar o cumprimento dos indicadores.

O indicador GF contempla a divulgação em meios eletrônicos de acesso público dos planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e do Relatório de Gestão Fiscal (RGF). Nos portais do poder executivo municipal, constatou que 96,2% publicaram todos os documentos. Entre os portais do legislativo a divulgação foi menor, de 78,2%.

Com relação ao PMQ, todos os 368 portais apresentaram situação regular. Este índice diz respeito a requisitos das informações a serem disponibilizadas. Além de serem dados confiáveis, devem estar consolidados, e possibilitar o compartilhamento ou armazenamento pelos usuários.

Acerca do TR, verificou-se que portais de cinco prefeituras e 22 câmaras não divulgaram as informações conforme prazo estabelecido de 24 horas, a partir do registro contábil, para que as administrações disponibilizem informações das receitas e despesas públicas.

Ofício com a relação das prefeituras em situação irregular será encaminhado pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, ao Governador do Estado. Cópias serão enviadas à Controladoria-Geral do Estado e à Secretaria da Fazenda para conhecimento.
Clique Aqui e veja a lista completa
Informações: TCE



Nenhum comentário: