Ceará Acontece: HOSPITAL REGIONAL NORTE FECHA REGULAÇÃO DE NOVOS ATENDIMENTOS PARA PARTOS E NEONATOLOGIA

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

HOSPITAL REGIONAL NORTE FECHA REGULAÇÃO DE NOVOS ATENDIMENTOS PARA PARTOS E NEONATOLOGIA

Hospital Regional Norte fechou regulação para novos atendimentos. Foto: Divulgação
O serviço de neonatologia do Hospital Regional Norte, em Sobral, a 250 quilômetros de Fortaleza, fechou a regulação para novos atendimentos para recém-nascidos e para partos. Isso significa que na unidade hospitalar, que atende a 55 municípios da macrorregião, somente serão realizados atendimentos de casos mais graves. A informação foi repassada por uma fonte, que pediu para não ser identificada.

Referência na macrorregião Norte do Estado, nos serviços oferecidos aos bebês faltam antibióticos, materiais hospitalares e vitaminas. A unidade conta com 10 leitos na UTI Neonatal, 30 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários e nove leitos na Enfermaria Mãe Canguru. “E tem dois dias que as UTIs não têm plantonistas. É um problema gravíssimo. Temos um hospital pólo que fechou as portas no atendimento à comunidade gestante”, aponta a presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Mayra Pinheiro.

De acordo a presidente, a situação é resultado da falência de sistema público. “O que nos entristece é que todos os hospitais públicos no Estado estão trabalhando no limite do caos o tempo todo. Falta papel toalha no HGF (Hospital Geral de Fortaleza), clamp (material para ligar o cordão umbilical do recém-nascido)”, informa Mayra. A população é exposta, ainda segundo a presidente do sindicato, à escassez de material e de atendimento.

Em nota, a assessoria de imprensa do HRN informa que está buscando alternativas para solucionar o problema de escalas pontuais de pediatras no serviço de neonatologia, contratando profissionais para cobrir o atendimento. “O serviço está recebendo os pacientes regulados mais graves e encaminhando os demais casos de menor complexidade para a Central Integrada de Regulação”, afirmou a nota.
Com O POVO Online



Nenhum comentário: