<>

eiro o POVO

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

MARTINÓPOLE É CONTEMPLADA COM PROGRAMA DE TRÂNSITO SINALIZE, DO GOVERNO ESTADUAL

Foto: reprodução Blog do Ary
A cidade de Martinópole foi contemplada com o Programa Sinalize (Programa de Segurança no Trânsito), durante a solenidade do evento, no Palácio da Abolição, em Fortaleza ocorrido na segunda-feira, 18.

Durante o evento, o governador Camilo Santana já assinou o termo de compromisso do programa com os 90 prefeitos que estavam presentes na solenidade. Também participaram da cerimônia o superintendente do Departamento Estadual do Trânsito (Detran), Igor Ponte, o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, deputados estaduais, federais, dentre outras autoridades e lideranças políticas.

Martinópole receberá em sua área urbana, mais sinalizações de trânsito e requalificação viária, que inclui implementação de ciclovias, calçadas e pavimentação.
Foto: divulgação

O prefeito Júnior Fontenele (PSD), esteve na cerimônia representando o município, juntamente com o Deputado Estadual Robério Monteiro (PDT). Na ocasião, houve a adesão do programa pelo prefeito e oficialização, com a assinatura de Júnior Fontenele e do governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

Programa Sinalize

O Sinalize será executado por meio de pactuação entre o Detran e as prefeituras, que devem se comprometer a intensificar as ações de segurança e educação no trânsito, efetivando as responsabilidades inerentes aos municípios, estabelecidas pela Política Nacional de Trânsito.

A medida objetiva diminuir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais no Estado, por meio de investimentos na área urbana dos 184 municípios cearenses. Com liberação de R$ 120 milhões, a nova ação envolve a sinalização de trânsito nas vias municipais e requalificação viária, que inclui implementação de ciclovias e calçadas.

Compromisso para mudanças.

A partir do ato da assinatura do documento por parte dos gestores estaduais e lideranças dos municípios, o Detran começa a receber os projetos de intervenção de cada cidade cearense, para analisar, realizar melhorias e executar as ações de trânsito com o investimento do Governo. Uma das medidas para transformar a realidade de acidentes na Capital e Interior é, por exemplo, a implementação de vias mais seguras e sinalizadas vertical e horizontalmente.

O superintendente do Detran, Igor Ponte, enfatizou que 68% dos mortos e feridos no trânsito do Estado do Ceará estão na zona urbana das médias e pequenas cidades do Interior, além da periferia da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza. Para combater essa estatística, é preciso que a consciência de municipalização dos cuidados com a mobilidade urbana e segurança nas vias seja tomada por todos.

“Muitas vezes a gente acredita que é na estrada, seja BR ou CE, onde se concentra o maior número de acidentes. Mas, na verdade, no dia a dia da cidade é onde está a grande maioria. E muitos desses acidentes ocorrem por deficiência de sinalização, por má pavimentação, falta de semáforo que discipline, todas essas questões. Embora seja essa uma responsabilidade do município, o Governo do Ceará vem com um programa importante e ousado para apoiar as ações de segurança no trânsito”, disse.


Postar um comentário