Ceará Acontece: PRÉ-ESTAÇÃO: CHOVE EM MAIS DE 90 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

PRÉ-ESTAÇÃO: CHOVE EM MAIS DE 90 MUNICÍPIOS DO CEARÁ


Pelo menos 93 municípios do Ceará registraram chuvas no intervalo entre as 7h desta quarta-feira (24) e as 7h desta quinta-feira (25). Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as maiores precipitações aconteceram em Massapê (81,8 mm), Senador Sá (79 mm), Mucambo (75 mm) e Granja (75 mm).

As chuvas deste período de 24 horas se deram pela grande nebulosidade sobre o Estado, sendo esta associada à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é um dos principais sistemas meteorológicos indutores de chuvas durante a Pré-Estação.

As maiores precipitações entre quarta e quinta se concentraram no Litoral Norte, que é uma das macrorregiões que, normalmente, registram as maiores médias entre dezembro e janeiro (131 mm), ficando atrás somente do Cariri (215,7 mm) e Ibiapaba (143,7 mm).

Dados ainda parciais indicam que as chuvas de Pré-Estação em todo o Ceará estão 52% abaixo da média. Porém, tais dados ainda irão variar de acordo com a atualização das informações da rede de pluviômetros convencionais monitorada pela Funceme.

Prognóstico

Para o trimestre de fevereiro a abril, há 40% de probabilidade de chuvas acima da média. Sendo este o prognóstico mais positivo para o período desde 2008. Porém, ainda há chances de precipitações 35% dentro da normalidade e 25% abaixo dela. Na primeira quinzena de fevereiro, a Funceme divulgará o prognóstico para os período de março a maio.




Nenhum comentário: