Ceará Acontece: EDITAL DO ENEM 2018: SEGUNDO DIA, COM PROVA DE EXATAS, TERÁ 30 MINUTOS A MAIS DE DURAÇÃO

quinta-feira, 22 de março de 2018

EDITAL DO ENEM 2018: SEGUNDO DIA, COM PROVA DE EXATAS, TERÁ 30 MINUTOS A MAIS DE DURAÇÃO


Enem vai ganhar mais 30 minutos de duração (Foto: Reprodução)
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (2018), dedicado à prova de exatas, terá 30 minutos a mais de duração. A partir deste ano, os candidatos terão cinco horas para responder as questões de matemática e de ciências da natureza, que incluem química, física e biologia. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. O edital do Enem 2018 foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21).

No ano passado, o Ministério da Educação (MEC) mudou a divisão das disciplinas, concentrando as provas nas áreas de humanas no sábado, e de exatas, no domingo. Os candidatos, no entanto, se queixaram de que o tempo de quatro horas e meia para o segundo dia foi insuficiente para resolver todos os cálculos exigidos nas questões.

Primeiro domingo: mesmo tempo

No primeiro domingo, continuarão sendo cinco horas e meia de duração para que os candidatos respondam as questões de linguagens e ciências humanas e façam a redação.

Isenção

Outra novidade para este ano é que os isentos do Enem 2017 que faltaram aos dois dias de provas e não justificaram a ausência, ou ainda, tiveram a justificativa reprovada após o recurso, deverão pagar o equivalente ao valor da taxa de inscrição se quiserem fazer o exame de 2018. O valor é R$ 82.

No ano passado, o Enem teve abstenção de 32%, a maior em sete anos. Na época, o ministro da Educação informou que, entre os ausentes, 38% não pagaram a taxa.
Desde 2015, o governo tem tentado endurecer as regras para os pedidos de isenção. O candidato que prestava o Enem mais de três vezes sem pagar a taxa também perdia o direito à gratuidade na quarta tentativa. Entretanto, as medidas criadas para tentar coibir este tipo de problema ainda não surtiram efeito.

Ausência

A justificativa de ausência no exame do ano passado deverá ser feita a partir das 10h do dia 2 de abril até as 23h59 do dia 11 de abril. Neste mesmo período, os candidatos também podem solicitar a isenção da taxa para o Enem 2018.

Se perder a gratuidade, o candidato deverá acessar o sistema de inscrição (http://enem.inep.gov.br/participante), informar os dados solicitados, gerar a Guia de Recolhimento da União e efetuar o pagamento da taxa de inscrição para ter sua inscrição no Enem 2018 confirmada.

Pedido de isenção antes da inscrição

Neste ano, os candidatos terão de entrar com pedido de isenção da taxa entre os dias 2 e 11 de abril. É importante lembrar que o candidato que pede isenção da taxa não está automaticamente inscrito no exame. Mesmo os contemplados precisam se inscrever no período de 7 e 18 de maio.
Têm direito à gratuidade:
  • os alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública;
  • os candidatos que fizeram o Encceja e conseguiram a proficiência suficiente para o diploma nas áreas em que se inscreveram;
  • os alunos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • os candidatos que declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda;
  • o participante que está inscrito no CadÚnico.
Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada.

Cronograma do Enem 2018:
  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 11 de abril
  • Inscrições: 7 a 18 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 7 a 23 de maio
  • Solicitação de atendimento pelo nome social: 28 de maio a 3 de junho
  • Aplicação: 4 de novembro e 11 de novembro
Redações nota mil

Nesta semana, o MEC liberou aos candidatos os espelhos da redação do Enem 2017. O tema foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", e apenas 53 alunos tiraram nota mil. No ano anterior, 77 candidatos haviam atingido a pontuação máxima.
(G1-CE)


Nenhum comentário: