Ceará Acontece: CHUVAS DE ATÉ 164.4 MM ATINGEM O CEARÁ; EM COREAÚ AÇUDE ANGICOS FINALMENTE SANGRA

quinta-feira, 12 de abril de 2018

CHUVAS DE ATÉ 164.4 MM ATINGEM O CEARÁ; EM COREAÚ AÇUDE ANGICOS FINALMENTE SANGRA


Açude Angicos, em Coreaú, sangrou, nesta quinta-feira (12) ( Foto: VC Repórter )
Após registrar chuvas intensas nas regiões Norte e Sertão Central em seu último levantamento, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) voltou a apontar precipitações em diversas regiões do Estado nas últimas 24 horas, novamente com volumes bastante consideráveis.

Entre as 7h da manhã dessa quarta-feira, 11, e o mesmo horário desta quinta-feira, 12, dados parciais da Funceme apontam chuvas em 118 municípios. Itarema, no Litoral Norte, foi destaque com 164.4 milímetros (mm) de chuva, número expressivo para esta quadra chuvosa.

São Gonçalo do Amarante e Uruoca também tiveram boas chuvas, com 150.4 mm e 127 mm, respectivamente. Trairi, com 106 mm, completa a lista de municípios que tiveram mais de 100 mm de precipitação. O Litoral de Pecém foi uma das regiões onde caiu mais água, com nove municípios marcando chuva acima de 50 mm.

No Sertão Central e Inhamuns, localidade assolada pela seca, Quixeramobim se destacou, registrando 76 mm. A região do Jaguaribe, território de importantes açudes, teve boas precipitações. Em Limoeiro do Norte e Jaguaretama choveu 91 mm e 86 mm, respectivamente.

Em Coreaú, na Ibiapaba, as chuvas atingiram um volume de apenas 30.0 mm, mas foi o suficiente para o açude Angicos finalmente atingir 100% de sua capacidade e sangrar. Veja clicando (aqui).

A exemplo do que aconteceu nos últimos dias, a região Norte do Estado foi a que mais recebeu chuvas nas últimas 24 horas, tendo em vista que sete municípios registraram precipitações acima de 70 mm. São eles:

Itarema (164.4 mm)
Uruoca (127.0 mm)
Senador Sá (93.0 mm)
Moraújo (82.0 mm)
Sobral (78.0 mm)
Meruoca (76.0 mm)
Amontada (74.0 mm)

Em Quixeramobim, no Sertão Central, foram registrados 76 mm, o que causou muito alagamentos na cidade. Assista (aqui).

Município de Granja

Apesar da chuva desta quarta-feira, 11, na cidade de Granja, Zona Zorte do Estado, não ter sido intensa, o Rio Coreaú aumentou seu volume de água e preocupa comunidades de vários bairros da cidade. Veja clicando (aqui).

Fortaleza amanhece nublada

Na Capital cearense, o dia amanheceu nublado, com a Funceme tendo registrado, até o momento, precipitações de apenas 16.4 mm no posto de Messejana. A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), porém, contou com algumas chuvas consideráveis nas últimas 24 horas, tendo em vista que Caucaia (75.0) e Itaitinga (51.0) tiveram volumes acima de 50 mm.

Próximos dias

Para esta sexta-feira (13), a expectativa é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todo o Ceará. Para o sábado (14), a Funceme também projeta precipitações em todo o Estado.
Com informações: DN/Regional e o POVO Online



Nenhum comentário: