Ceará Acontece: Projeto de Lei do Deputado Eduardo Bismarck pretende regulamentar a profissão de Coach

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Projeto de Lei do Deputado Eduardo Bismarck pretende regulamentar a profissão de Coach

Imagem: divulgação - Câmara dos Deputados
A atividade profissional de coaching é amplamente conhecida no Brasil e no mundo, bem como está em franco crescimento, todavia, ainda não foi regulamentada no Brasil. Sem a regulamentação, resta aos profissionais da área à atuação autônoma, sem quaisquer garantias asseguradas a todos os demais profissionais.

Visando valorizar e garantir pleno exercício da profissão, sem que isso interfira o âmbito de outras, o Deputado Eduardo Bismarck (PDT/CE) apresentou, nesta segunda-feira (17), o projeto de lei de n° 3581/19 que pretende regulamentar o exercício da profissão de Coach e dá outras providências.

Para o parlamentar, a prática do Coaching foi disseminada no país e vem proporcionando desenvolvimento humano e profissional, tanto para metas pessoais e profissionais. “Essa profissão está em grande ascensão no mundo todo e a regulamentação é um importante passo para reconhecer e principalmente valorizar os profissionais da área”, ressaltou. O cearense ainda avaliou que será necessário um amplo debate no Congresso para aprimorar o texto proposto.

A profissão

Reprodução: NeoLeader
O termo inglês Coaching, ainda sem tradução própria em português, designa um processo de monitoramento, com etapas acordadas e definidas entre o profissional e o cliente, para atingir as metas desejadas pelo contratante. O Coach, que pode ainda ajudar seu cliente a definir seus objetivos, traça alvos de curto, médio e longo prazo. Os profissionais da área também ajudam a encorajar e motivar seus clientes, criando processos de compartilhamento e organização de pensamentos e ideias dispersas, para definir um plano de ação.

O que muda com a regulamentação

O Coach João Magalhães, de Fortaleza, acredita que o projeto de lei irá beneficiar não somente os profissionais da área, mas também a população que busca um atendimento com especialistas formados. “Ser Coach hoje, é uma missão de vida para vários colegas como eu. Queremos entregar para as pessoas as melhores técnicas, que são desenvolvidas com estudo e comprometimento. O projeto do Deputado Bismarck vai esclarecer que um Coach precisa ser formado em instituições que obedeçam aos mínimos padrões. Tenho certeza que estaremos protegendo e contribuindo muito mais com a sociedade após a regulamentação da profissão”, concluiu.
*Com informações via DN/Roberto Moreira




Nenhum comentário: