<>

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Aldigueri comemora Jericoacoara como Primeiro Distrito Turísticos do Ceará


Deputado Romeu Aldigueri (imagem: reprodução Assembleia Legislativa)
O deputado Romeu Aldigueri (PDT), ressalta a mensagem do Governo Estadual sobre a criação de distritos turísticos chega à Assembleia Legislativa como forma de promover o turismo de Jericoacoara e região. O objetivo é atrair para estas localidades empreendimentos turísticos e o desenvolvimento da cadeia turística no Ceará. Como prioridade a geração de emprego e renda. Com a aprovação da mensagem pela Casa, o primeiro distrito a ser criado será o de Jericoacoara, localizado no município de Jijoca.

O Deputado comemorou a notícia. O parlamentar já vinha insistindo nas discussões, pronunciamentos e cobranças de ações concretas relacionadas ao gerenciamento do Parque de Jericoacoara. Para Aldigueri,   “é de salutar importância uma intervenção estadual que visa a adoção de ações concretas para coordenação e execução de uma política de sustentabilidade, de preservação, e de incentivo à instalação de novos empreendimentos turísticos nestes denominados distritos."

Romeu considera o Projeto de Lei uma vitória do Governo, da localidade de Jericoacoara e toda a sociedade. Mas critica a administração local ao apontar a falta de transparência na gestão municipal, inclusive com o dinheiro arrecadado a partir da taxa do estacionamento e de visitação.

As áreas denominadas distritos turísticos são reservados pelo Poder Público para o desenvolvimento exclusivo de atividades turísticas. O objetivo é uma gestão mais específica e focada no desenvolvimento do potencial turístico de cada distrito, com a elaboração de Plano de Gerenciamento e Conselho Deliberativo. Este último será responsável por fiscalizar o cumprimento às restrições ambientais, visando a adoção de ações para coordenação e execução de política de sustentabilidade e incentivo à instalação de novos empreendimentos turísticos no local.

O deputado Aldigueri fala para o portal O Intrigante da importância da iniciativa.




Nenhum comentário: